Última Hora
Pub

Vinhos de Lisboa com recorde de vendas de 69 milhões de garrafas em 2024

Crescimento é para a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa “um desempenho em claro contraciclo com o cenário de abrandamento global no setor”

A região dos Vinhos de Lisboa alcançou em 2024 um recorde de 69 milhões de garrafas vendidas, mais 5% do que no ano anterior, estando em contraciclo com as tendências mundiais de consumo, foi hoje divulgado.

Crescemos 3,5 milhões de garrafas em 2024, para um número recorde de 69 milhões de garrafas, o que é a confirmação absoluta de que os vinhos da Região de Lisboa estão a impor-se cada vez mais no mercado, indo ao encontro de um perfil de consumo que procura sobretudo elegância, frescura, potencial gastronómico e também álcool mais discreto”, afirmou Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa, citado em nota de imprensa.

O crescimento de 5% nas vendas é para a CVR de Lisboa “um desempenho em claro contraciclo com o cenário de abrandamento global no setor”.

Os vinhos leves e de menor graduação alcoólica da região estão a ser procurados, estando em linha com tendências dos consumidores.

Entre as categorias de produto, o vinho branco cresceu 12%, o rosé 22% e o vinho ‘Leve Lisboa’ apresentou uma “evolução exponencial” de 88%.

A conjuntura nacional e internacional é desafiante, com uma quebra continuada no consumo, acompanhada da valorização de um perfil específico de vinhos, mais frescos e elegantes, em que Lisboa se impõe de forma diferenciada, graças ao seu ‘terroir atlântico’, mais fresco, mais preparado até para responder aos desafios das alterações climáticas”, acrescentou o presidente da CVR.

A dinâmica dos Vinhos de Lisboa é também influenciada pelo desempenho no mercado internacional.

As exportações representam 80% das vendas e têm como destino uma centena de países, sendo os principais os Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.

As restantes 20% das vendas são feitas no mercado nacional.

A CVR investiu também mais de um milhão de euros na promoção nacional e internacional desta região vitivinícola.

Os Vinhos de Lisboa faturavam por ano 150 milhões de euros na venda de 50 milhões de garrafas.

Lisboa é a região vitivinícola do país que mais exporta face ao volume que certifica, representando 20% da quota nacional.

A região vitivinícola representa 230 produtores e uma área de 11.500 hectares de vinha e possui oito vinhos (Alenquer, Arruda, Torres Vedras, Óbidos, Encostas D'Aire, Bucelas, Carcavelos, Colares) e uma aguardente (Lourinhã) com Denominação de Origem e dois vinhos regionais de Lisboa (sendo um deles o único leve do país).

A CVR Lisboa, com sede em Torres Vedras, é a entidade responsável por assegurar o controlo, a certificação e a defesa, a promoção e a dinamização do enoturismo e dos Vinhos da Região de Lisboa.

Fevereiro 12, 2025 . 16:57

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right