![Benfica Jogadoras](https://www.diarioviseu.pt/wp-content/uploads/sites/8/2025/02/Benfica-jogadoras.webp)
‘Hat-trick’ confirma Benfica na final da Taça da Liga feminina
Um ‘hat-trick’ de Cristina Martín-Prieto confirmou hoje o apuramento do Benfica para a final da Taça da Liga feminina do futebol, com um triunfo por 3-0, frente ao Torrense, no Seixal, na segunda mão das meias-finais.
Com uma vantagem de três golos alcançada na primeira mão, fora de casa, as ‘encarnadas’ não facilitaram e voltaram a repetir a 'dose', desta vez com golos da avançada espanhola aos 31, 44 e 81 minutos a marcarem com o Sporting uma reedição do encontro decisivo da época passada.
Frente ao sexto classificado da I Liga feminina, que ainda no sábado surpreendeu as 'verde e brancas' (2-1), em Alcochete, a treinadora do líder do campeonato não facilitou e escalou um ‘onze’ com poucas alterações à equipa que tem servido de base na principal competição.
Fazendo ‘descansar’ apenas a guarda-redes Lena Pauels e a defesa central Carole Costa, entre as jogadoras mais utilizadas, o Benfica assumiu, com naturalidade, a iniciativa de jogo, frente a um Torreense que se fechou numa linha defensiva declaradamente com cinco jogadoras.
Também por isso, a primeira meia hora de jogo não foi rica em oportunidades, mas a estratégia de gerir os minutos de utilização de Cristina Martín-Prieto no sábado, na visita ao Marítimo, surtiu efeito e avançada espanhola fez os dois golos da primeira parte.
Primeiro, aos 31 minutos, só teve de empurrar para as redes, à entrada da pequena área, um passe de Anna Gasper que tinha aparecido a dar profundidade à equipa em zona central.
Depois, em cima do intervalo, foi ela própria a explorar esse espaço para receber um passe de Nycole Raysla e, à saída da guarda-redes adversária, fazer o 2-0 sem grande dificuldade.
A eliminatória estava mais do que decidida e os treinadores começaram, logo ao intervalo, a gerir as suas unidades em campo, promovendo cinco alterações: três no lado do Torreense, com as entradas de Margarida Guerreiro, Raquel Ferreira e Salomé Prat, e duas no Benfica, que fez entrar Joana Silva e Jody Brown.
A partida entrou, então, em ritmo de treino em competição, mas ainda deu para Martín-Preito (81) aproveitar uma ‘sobra’ à entrada da grande área e um ligeiríssimo adiantamento da guarda-redes visitante para colocar a ‘cereja no topo do bolo’ com um ‘chapéu’ indefensável.
Desta forma, o Benfica, atual detentor da Taça da Liga feminina, volta a encontrar na final o Sporting, que afastou o Damaiense com triunfos por 6-0 (em casa) e 2-1 (fora) nas meias-finais.