
Anadia celebra Carlos Paredes
“Em Anadia vamos apresentar um espetáculo sócio-comunitário nos dias 25 e 26 de abril. É um espetáculo que inclui coletivos locais, nomeadamente um coro, uma orquestra, grupos de dança e de teatro”, destacou André Varandas.
O espetáculo documentário terá lugar no Cine Teatro Anadia, nos dias 25 e 26 de abril, sob a direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa e contando com a direção de orquestra e coro do maestro Artur Pinho Maria e arranjos exclusivos do compositor brasileiro Rodrigo Morte.
Contará com a colaboração de cinco associações anadienses: - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores (Adabem), Club de Ancas, Coral Stella Maris - Music & Arts, Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.
“Carlos Paredes criava a sua música com diferentes artes. Este é um pouco o mote do que levamos ao território”, acrescentou.
O projeto cultural “100 Paredes” é um projeto itinerante que, ao longo do ano, apresenta em 15 municípios do país uma programação diversificada para divulgar e enaltecer o legado do compositor e guitarrista português Carlos Paredes.
Foi concebido em Coimbra, na cidade natal de Carlos Paredes, com o apoio da Universidade de Coimbra e do Município de Coimbra, integrando mais de 80 eventos e iniciativas a nível nacional e internacional.
Para além do espetáculo documentário, o concelho de Anadia irá ainda receber uma exposição sobre a vida e obra de Carlos Paredes. A mostra estará patente na Biblioteca Municipal de Anadia, de 22 de março a 04 de abril, contando com a exibição de uma guitarra portuguesa comemorativa, feita pelo atelier Fernando Meireles. Compõem ainda o programa para a Anadia um conjunto de palestras e ‘workshops’, a realizar em data a anunciar, em escolas deste concelho do distrito de Aveiro.