PSD e CDS querem nó de acesso à A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro
Numa nota de imprensa hoje divulgada, os grupos parlamentares recordaram o compromisso eleitoral assumido pela Aliança Democrática (AD) relativamente a esta obra e pediram que, na renegociação da concessão daquela autoestrada, fique consignada a obrigação de a concessionária criar o nó de acesso.
No texto que suporta o projeto de resolução conjunto que entregaram na Assembleia da República, referem que se trata de um investimento importante para o desenvolvimento económico e social da região da Bairrada, “não só do ponto de vista da mobilidade e da melhoria da qualidade de vida das populações, mas também do ponto de vista da competitividade empresarial”.
Segundo os dois grupos parlamentares, “a pretensão dos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro tem vários anos, tendo a reivindicação sido reconhecida como legítima por diferentes governos, sem que a obra tivesse sido concretizada”.
Como está referido no projeto de resolução, a realidade atual leva a “significativos constrangimentos”, estando o pior deles relacionado com “as dezenas de quilómetros a percorrer até aos nós de acesso à A1 mais próximos, localizados em Aveiro Sul e na Mealhada, que distam entre si 23,6 quilómetros”.
Ao justificarem a importância desta obra, os deputados destacaram que se torna “essencial para a expansão dos tecidos empresariais, através da atração de novos investimentos, com impacto positivo na criação de emprego e no aumento do rendimento das famílias”.
Por outro lado, “além de contribuir para a redução de emissões de CO2, a proximidade do novo nó aos dois concelhos reduziria significativamente os custos logísticos das empresas e das famílias” e “o acesso direto à A1 facilitaria a mobilidade dos munícipes e trabalhadores, proporcionando a diminuição dos tempos de deslocação”, acrescentaram.
Na sua opinião, “a existência de um estudo prévio, elaborado pelos dois municípios, de uma possível localização do novo nó entre a Zona Industrial de Amoreira da Gândara e a Serena, reforça a vontade e a premência da realização deste investimento para toda a região da Bairrada”.
Os parlamentares justificaram terem assumido este compromisso por considerarem que se trata de uma “obra de interesse público, que contribuirá para o fortalecimento das economias local e regional e para a melhoria das condições de vida das populações”, e também por entenderem que é “da mais elementar justiça cumprir com esta reivindicação antiga das populações de Anadia e Oliveira do Bairro”.