O Rotary comemora 120 anos este mês
Como se aperceberam na leitura do artigo de há 15 dias, existe um cronograma mensal dos temas a tratar em Rotary.
Relembro que janeiro foi o “Mês dos Serviços Profissionais”, no qual escolhemos o profissional a homenagear no dia 24 de fevereiro, dia em que ainda se estará a festejar os 120 anos do Rotary no mundo, uma data muito especial.
Todos os anos, cada país prepara uma hora de conteúdo sobre o seu ano rotário. A mensagem do governador do ano de um dos distritos rotários portugueses, este ano António Simões Pinto do Distrito 1970, o nosso, e informação sobre uma seleção de projetos concretizados pelos clubes, são colocados online entre 23 e 24 de fevereiro, podendo esse conteúdo ser visto pelos rotários de todo o mundo.
Este ano, foram selecionados 6 projetos: “Rotary World Jazz Orchestra”, do Rotary Club do Porto; “Regata Solidária”, do Rotary Club de Aveiro; “Universidade Sénior”, do Rotary Club de Viseu; “Mobilidade Solidária”, do Rotary Club de Viseu em parceria com os clubes rotários de Mangualde, Seia, Guarda e Covilhã; “Sorrir para a Vida”, do Rotary Club de Chaves; e “ELEVATE Leadership”, da Academia Paul Harris.
Os vários clubes estão neste momento a preparar um vídeo de 7 minutos sobre o seu projeto. O Rotary Club de Viseu escolheu Tiago Santos, de A Toca do Lobo, para a realização de uma versão em português e outra em inglês do vídeo sobre a sua Universidade Sénior, para que o excelente trabalho dos seus mais de 200 alunos e professores voluntários possa ser bem divulgado na nossa comunidade e no mundo.
E como a própria palavra indica, o Rotary não pára. Teremos este mês outra atividade solidária para a qual queremos convidar os leitores (961895269, [email protected]). Não foi por acaso que escolhemos Tiago Santos. Tiago é o realizador do filme que está a ser feito em Viseu e que conta a história de Augusto Hilário e do fado que ficou com o seu sobrenome: o Fado Hilário. Como todos sabemos a realização de um filme é muito dispendiosa, mas este é um homem da nossa cidade. Assim, lembramo-nos de abrir uma das filmagens a realizar no Teatro Viriato a 12 de fevereiro, a figurantes e não figurantes que queiram ser solidários na concretização deste projeto.
Para terminar, referir que, pelos mesmos contactos, jovens dos 19 aos 21 anos de idade podem contactar-nos para participar no projeto internacional promovido pelo nosso governador, pelo Rotary Club de Viseu e pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia, intitulado “The Magic of Music - International Festival Songs of Peace”, a realizar em Viseu de 24 a 27 de abril de 2025. Neste projeto, que trará jovens de vários países a Viseu, serão selecionadas as melhores músicas de jovens cantores.
Está também para encerrar a possibilidade de inscrição de jovens dos 18 aos 29 anos num curso de jazz com espetáculo final na Casa da Música do Porto.