Feira do Queijo e do Pastor de Penalva do Castelo espera 10 mil visitantes no fim de semana
34.ª edição da Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo
O autarca penalvense referiu que espera 10 mil visitantes nos dois dias do evento, que decorrerá na envolvente ao edifício camarário. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, marcará presença na abertura oficial do certame, no domingo de manhã. Segundo o autarca, estarão à venda cerca de dez toneladas do afamado produto, cerca de 20 produtores de queijo do concelho, duas queijarias certificadas e outras tantas licenciadas.
Penalva do Castelo abre, como habitualmente, o ciclo de feiras dedicadas ao queijo Serra da Estrela. Seguir-se-ão as feiras de Celorico da Beira, Tábua, Seia, Aguiar da Beira, Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres e Gouveia.
O autarca penalvense salientou que o facto de o seu município ser o primeiro a realizar a feira atribui maior responsabilidade a Penalva do Castelo.
"Temos uma maior responsabilidade, mas sabemos que arriscamos aquilo que outros concelhos não arriscam, porque a probabilidade de termos um dia de chuva, de frio no segundo fim de semana de fevereiro é muito maior do que se for em março ou abril. Mas Penalva do Castelo quis sempre ser a primeira feira, aliás, quer sempre sempre o primeiro em tudo. Daí o nosso desafio, vivemos de desafios e nunca tivemos medo de aceitar este de sermos os primeiros a fazer a feira do queijo. Para isso contamos também com a boa vontade dos produtores de queijo, porque quando lhes disse que gostaria muito que o nosso concelho abrisse os certames eles aderiram e todos os anos quando reúno com eles falamos sempre no mesmo assunto, é importante sermos os primeiros. Naturalmente que estão todos ávidos de vir a uma feira do queijo, porque o público está muitos meses sem um certame do género. Se fossemos a segunda ou a terceira, já não teríamos o mesmo impacto. Quem decidiu o calendário da feira do queijo foi este executivo, falámos com os outros concelhos que têm a mesma feira e tentámos desde logo organizar tudo para sermos os anfitriões da primeira feira do ciclo", referiu-