Última Hora
Pub

Distrito de Viseu com cerca de 80 ocorrências devido ao mau tempo

No concelho de Viseu, contabilizaram-se 21 ocorrências devido à chuva forte. Em Moimenta da Beira, uma parte da EN329 abateu numa zona de passagem de águas

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões registou, entre as 16h15 e as 9h50 de hoje, 78 ocorrências devido à chuva e ao vento forte. A maioria dos incidentes foram quedas de árvores, deslizamentos de terras e inundações, adiantou fonte da Proteção Civil ao Diário de Viseu.

No distrito, “entre as 16h15 e ontem e as 9h49 de hoje, tivemos 78 ocorrências por causa do mau tempo. Grande parte foram quedas de árvores, mas nenhuma situação com gravidade”, reforçou.

Em Moimenta da Beira, a Estrada Nacional (EN) 329, que liga Tarouca a Vila Nova de Paiva, encontra-se ainda cortada depois de, durante a noite, ter cedido devido à chuva forte. Segundo a autarquia, não há “previsão de abertura nos próximos dias”.

Fonte do Comando Sub-regional do Douro disse à Lusa que o alerta para o abatimento foi dado às 20h35 de domingo, na zona de Porto da Nave, e que não se registaram vítimas. No entanto, devido ao forte caudal, uma viatura acabou por ser levada pelas águas, mas antes os dois ocupantes conseguiram sair do seu interior.

Também de acordo com o Comando Sub-regional do Douro, em Avões, no concelho de Lamego, por volta das 22h30 de domingo, “uma viatura de passageiros foi atingida por uma árvore, mas não se registaram vítimas”.

Antes, cerca das 18h00, o Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa recebeu o alerta para a queda de uma árvore de grande porte na Estrada Nacional (EN) 222, junto à escola secundária de Cinfães.

“A queda da árvore obstruiu o trânsito nos dois sentidos, causando danos em vários veículos estacionados, mas não houve feridos a registar”, explicou a fonte do comando sub-regional do Tâmega e Sousa.

Em Viseu, contabilizaram-se 21 ocorrências, adiantou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu ao nosso Jornal. “Nas últimas 24 horas, apesar dos avisos meteorológicos mais severos também não apontarem para a nossa região, registámos 21 ocorrências diretamente relacionadas com esta meteorologia mais adversa”, referiu Rui Nogueira.

Do total, registaram-se seis inundações, três quedas de árvores, uma delas na Estrada Velha de Abraveses, junto a um bairro residencial, um movimento de massas e várias limpezas de vias “porque caíram alguns ramos ou estavam em risco de queda e nós fomos retirá-los”, justificou.

“Há sempre algum dano no património, mas registámos nada de relevante relacionado com danos ao património ou vítimas relacionadas diretamente com estas ocorrências”, concluiu o comandante.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) elevou o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões centro e norte do país causado pelos efeitos da depressão Herminia, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

Janeiro 27, 2025 . 11:27

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right