Última Hora
Pub

Voto de pesar pela morte de Rui Namorado

O Parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte do socialista Rui Namorado. Um jovem nascido em Coimbra, mas que cresceu em Silgueiros, uma freguesia do concelho de Viseu onde estudou até concluir o ensino secundário

Parlamento destaca a participação de Rui Namorado nas revoltas estudantis antifascistas e o papel desempenhado na cultura e política nacionais.

Rui Namorado nasceu em Coimbra em 1941, onde viveu até aos cinco anos. Depois, veio para Silgueiros, no concelho de Viseu, onde o pai foi médico. O jovem fez o liceu em Viseu, regressando depois a Coimbra para ingressar na universidade.

Rui Namorado, professor Emérito da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, escritor, poeta e ensaísta, deputado entre 1995 e 1999, faleceu no passado dia 13, aos 83 anos.

No voto apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS, realça-se que Rui Namorado foi uma “figura marcante da vida política e cultural nacional”.

“Licenciou-se em Direito e tornou-se mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ativista político durante as revoltas estudantis dos anos 60 em Coimbra, Rui Namorado chegou mesmo a ser expulso durante dois anos da Universidade de Coimbra”, refere-se.

Neste texto da bancada socialista, destaca-se que o antigo deputado do PS se doutorou em Direito Económico, na especialidade de Direito Cooperativo, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. E foi professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1979 até se ter jubilado em 2011.

“Da sua riquíssima atividade de investigação, foi um dos nomes mais importantes a nível nacional e internacional do cooperativismo, foi membro da Associação Internacional de Direito Cooperativo, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Escritores Juristas. Foi membro da redação da revista Vértice entre 1964 e 1975 e um dos fundadores da Editora Centelha, em 1970”, aponta-se.

Ainda em relação ao seu legado cívico e cultural, no voto lembra-se que Rui Namorado foi ainda membro do Conselho Nacional de Educação de 2000 a 2002, “publicou extensa obra ao longo da vida, entre trabalhos académicos e vários livros editados em prosa ensaística, em poesia, em antologias e em coletâneas de vários autores”.

Janeiro 24, 2025 . 13:02

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right