Sete concorrentes dos Juniores e Juvenis próximos de garantir o apuramento
Com os líderes dos quatro grupos do campeonato de Iniciados já apurados para a segunda fase, faltando ainda saber quem serão os restantes segundos para se juntarem à luta pelo título, decorreram os campeonatos de Juniores e de Juvenis. Nestes dois escalões são já sete os mais prováveis concorrentes apurados para a luta pelo título e, consequentemente, à 2.ª Divisão Nacional do futebol nacional jovem.
Em Juniores, de facto a equipa da aldeia de Santo André (Mangualde) continua a ser sensação, sendo uma 'maquina' de fazer golos e ganhar pontos. Liderando a Série C, deslocou-se ao sintético de Santa Eufémia (Ranhados) para defrontar o Futebol Clube local e marcou mais nove golos sem resposta, mantendo-se totalmente invicta.
Na mesma Série o Besteiros FC, com 26 pontos; GD Santacombadense, com 25; Viseu United e GD Mangualde, ambos com 23 pontos, são as equipas que mantêm a luta pelo apuramento.
No Grupo A, o GD Resende lidera mas ainda não assegurou o apuramento, tal como acontece com a formação castrense, 'O Crasto', que soma menos um ponto (30) que o primeiro. Mas neste grupo há que ter em conta o facto de o Clube Desportivo de Cinfães estar na terceira posição com 29 pontos, com menos dois jogos, e o SC Lamego também com 29 pontos, com menos um encontro. A quatro jornadas que faltam disputar para o término da fase regular e, ainda os jogos que irão fazer o acerto do calendário no grupo, irá determinar quem serão os apurados para a fase de acesso ao título.
No Grupo B, O Sport Clube de Penalva do Castelo está, praticamente, a apenas uma vitória para assegurar a presença na segunda fase mais desejada. Os dois seguintes na tabela: Leões da Beira de Rio de Loba e Lusitano FC, ambos com 32 pontos, com mais um triunfo poderão ser os prováveis apurados, ou ficar muito perto de o serem.
No escalão de Juvenis e começando pelo Grupo A, a equipa de 'O Crasto' estão quase a garantiu o objetivo do apuramento, ficando o Cracks de Lamego e o SC Tarouca, conjuntos que se seguem na tabela classificativa, muito próximos de, também o conseguirem, se vencerem os jogos que lhes faltam para completar a fase regular.
O Carvalhais Futebol Clube (São Pedro do Sul) e o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades, ambos clubes do Grupo B, também já podem pensar na possível preparação a participação na segunda fase, tendo em conta a distância que levam, que vai ser difícil de anuladar, pelo terceiro classificado o CDR de Moimenta da Beira.
Em termos de apuramento acontece o mesmo no Grupo C, com o Académico B a poder chegar ao final da fase regular só com vitórias, e o Viseu e Benfica (2.º classificado) que, com seis pontos de vantagem, está já muito perto da luta pelo título.
Finalmente no Grupo D, o Mortágua Futebol Clube já só pensa numa boa prestação na segunda fase. O Grupo Desportivo Santacombadense deverá ser o segundo apurado, embora o Clube Atlético de Molelos ainda detenha ainda esperanças de poder estar na segunda fase, o que acontecerá se tiver boas prestações nas jornadas que faltam e a formação de Santa Comba Dão poder cometer deslizes em termos de cedência de pontos até ao final.