
ULS Viseu Dão Lafões regista aumento no número de nascimentos
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Viseu Dão Lafões registou, no ano passado, um total de 1.829 nascimentos, um valor superior ao registado em 2023, em que se verificaram 1.812 nascimentos.
De acordo com os dados disponibilizados pela ULS, a residência da grande maioria das mães foi o concelho de Viseu, com um total de 751 nascimentos (mais 28 do que em 2023), seguindo-se Tondela, com 127 nascimentos (menos 14 do que em 2023), Mangualde, com 103 nascimentos (menos 16), Nelas, com 90 nascimentos (mais 26), São Pedro do Sul, com 69 nascimentos (menos dois), Sátão, com 63 nascimentos (mais três), Castro Daire, com 61 nascimentos (menos um), Carregal do Sal, com 51 nascimentos (mais dois), Oliveira de Frades e Moimenta da Beira, ambos com 50 nascimentos (menos dois em Oliveira de Frades e menos sete em Moimenta da Beira) e Vouzela, com 46 nascimentos (menos sete).
Seguem-se os concelhos de Santa Comba Dão, com 43 nascimentos (mais 10), Penalva do Castelo, com 29 nascimentos (mais três), Sernancelhe, com 26 nascimentos (mais nove), Vila Nova de Paiva, com 24 nascimentos (menos três) e São João da Pesqueira, com 12 nascimentos (menos um).
No Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS Viseu Dão Lafões nasceram ainda crianças cujas mães eram residentes em Tabuaço (três), Lamego (quatro), Mortágua (dois), Cinfães (um), Tarouca (cinco), Penedono (oito) e Resende (seis).
172 mães do distrito da Guarda
Destaque ainda para o facto de 172 mães atendidas no ano passado terem residência no distrito da Guarda, 10 em Coimbra, uma em Santarém, oito em Aveiro, três em Setúbal, duas em Lisboa, seis em Castelo Branco, uma em Leiria e outra no Porto. Houve ainda uma mãe sem indicação de distrito.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: