Última Hora
Pub

Ciclovia inaugurada no “coração da vila de Sátão”

Ciclovia conta uma extensão de 1.290 metros e tem cinco bicicletas disponíveis da rede BORA!, projeto da CIM Viseu Dão Lafões

Foi a pedalar e com um sorriso no rosto que o presidente da Câmara Municipal de Sátão fez as honras da casa e inaugurou a ciclovia do concelho que atravessa parte do Largo de São Bernardo. Mas não fica por ali. Estende-se por 1.290 metros e conta com cinco bicicletas da rede BORA!, iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

A sessão de inauguração, que decorreu ontem na Estação do Largo de São Bernardo, contou com a presença do presidente do município, Alexandre Vaz, do presidente da Assembleia Municipal de Sátão, Paulo Santos, do secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e ainda da comunidade escolar.

“Se queremos ter um futuro diferente, temos de começar a mudá-lo”, assinalou Alexandre Vaz, após descerrar a placa de inauguração, relembrando também um investimento superior a 248 mil euros por parte do município. A nova via, criada no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), juntamente com a CIM Viseu Dão Lafões, é agora “mais do que bicicletas” e, segundo o autarca, “pode significar uma mudança de hábitos para uma vida mais sustentável e saudável”.

“Ao tentarmos implementar esta mobilidade suave e ao tentarmos que as bicicletas sejam o principal meio de transporte, estamos a transformar também estes 14 municípios e a mobilidade numa ação de progresso do país”, defendeu o presidente do Município de Sátão, acrescentando que a nova ciclovia do concelho é uma das mais seguras da região, uma vez que incluiu “a colocação de vários pinos para proteção dos ciclistas e dos peões”.

Mas foi pela sustentabilidade que se fez uma obra capaz de diminuir os impactos das alterações climáticas. “Havendo menos transportes a combustão, temos menos dióxido de carbono e, portanto, temos um ambiente mais sustentável”, assinalou, sem esquecer a questão da saúde dos munícipes.

O desporto, seja que modalidade for, “contribui muito para a nossa saúde na parte cardiocirculatória, na parte muscular e também no combate ao stress” e isso “é o que nós procuramos ao mesmo tempo que promovemos um ambiente saudável”, referiu.

No futuro, o objetivo é mobilizar atletas do concelho a percorrem a ciclovia, pelos menos durante 30 minutos. “São estas pequenas mudanças que fazem com que haja uma mudança de mentalidade, conseguindo combater o aumento da temperatura global e automaticamente o dióxido de carbono”, concluiu o autarca, sobre as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Também o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, destacou a importância da área da mobilidade suave. “Este foi um investimento distribuído pelos 14 municípios que ascendeu a quase seis milhões de euros, em que fomos capazes de construir mais de 37 quilómetros de rede ciclável e de instalar em julho uma rede de bicicletas partilhadas, a que demos o nome de rede bora!”, referiu, acrescentando que a região conta com mais de 150 bicicletas e mais de 245 docas de estacionamento.

Além disso, o objetivo é continuar a caminhar, ou a pedalar, em direção a uma mobilidade mais suave. “Queremos promover cada vez mais o uso da bicicleta, também na comunidade escolar. Na semana de 10 a 15 de fevereiro vamos também ter uma ação com todas as escolas da região, com este objetivo de incrementar o uso da bicicleta em pequenas distâncias e promover a descarbonização, que também é um dos objetivos da União Europeia”, acrescentou o secretário executivo da CIM.

Em jeito de balanço, “estamos muito contentes com o número de registos e de utilizadores, assim como de quilómetros percorridos pelas pessoas, sejam eles residentes ou turistas que utilizam esta rede BORA!”, frisou, adiantando que há operadores privados interessados em colaborar com o projeto de bicicletas partilhadas.

Janeiro 17, 2025 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right