Câmara de Nelas mantém as taxas no mínimo para beneficiar munícipes
Ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), será aplicada de 0,3%, traduzindo-se numa poupança considerável para os contribuintes detentores de imóveis. O IMI é uma das principais fontes de receitas das autarquias, sendo que município abdica de cerca de 600 mil euros, valor que se mantém, assim, nos orçamentos das famílias.
No que concerne à taxa de IRS será aplicada a taxa 4%, aos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho, o que na prática significa uma devolução às famílias, de 20% da taxa de participação variável do IRS, num montante de cerca de 200 mil euros.
“Numa altura em que assistimos a um aumento considerável do custo de vida, é fundamental continuarmos a apostar no alívio da carga fiscal dos munícipes e a contribuir para o aumento dos seus rendimentos disponíveis, sinais importantes em direção a um ambiente fiscal mais favorável para os residentes do concelho. Estas medidas fiscais refletem o compromisso do executivo municipal em promover o bem-estar dos cidadãos e estimular o crescimento económico sustentável do nosso território”, referiu a edilidade.|