Última Hora
Pub

Clube Escape Livre regressa à Serra da Estrela e prepara expedições a Marrocos e Namíbia

Raid do Bucho e Outros Sabores realiza-se em março, a Expedição Ksar el-Kebir entre os dias 25 de abril e 1 de maio e Expedição Namíbia de 4 a 16 de junho

O Clube Escape Livre, criado em 1986, é atualmente uma marca conhecida pelos seus passeios todo terreno, pelas provas desportivas que organiza e pela divulgação do território graças às suas atividades, levadas a cabo ao longo de todo o ano.

A Festa do Bucho e o Clube Escape Livre celebram em 2025 as Bodas de Cristal, ou seja, 15 anos de mão dadas a promover a Freineda e a levar os participantes a conhecer a região. A edição deste ano, que se realiza no próximo mês de março, ficará marcada pelo regresso à Serra da Estrela com um dos trilhos mais espetaculares e acima dos 1.500 metros de altitude. “A região beirã é rica em gastronomia de lamber os dedos e o Bucho é um desses petiscos que, curiosamente, tem uma história centenária.

Produto de fumeiro como outros produtos da região, é ricamente recheado com carnes do osso, cabeça, rabo e orelha de porco. Cozido e servido com couves e batatas é um prato que tem sido mantido na ordem do dia pela Junta de Freguesia da Freineda. São já 17 anos de organização ininterrupta do Festival do Bucho ao qual o Escape Livre decidiu juntar-se há, exatamente, 15 anos”, recorda o clube, sublinhando que “tem sido possível à tradição fazer finca-pé ao avanço do tempo”.

Segundo o Clube Escape Livre, um certame como a Feira do Bucho com o seu entorno cultural e gastronómico, rima na perfeição com um passeio todo-o-terreno turístico como é este Raid do Bucho e Outros Sabores. Por outro lado, é um evento que tem ajudado a Freineda a posicionar-se no mapa da gastronomia beirã e juntos têm sido um catalisador para a chegada de mais e mais visitantes a esta vila do concelho de Almeida e que para lá dos enchidos e do Bucho, destaca, ainda, o seu importante papel na defesa de Portugal nas invasões francesas. Ali está situada a Casa Wellington que, todas as edições do Raid do Bucho e Outros Sabores, é palco de uma vibrante encenação das escaramuças de rua das invasões francesas.

Para o mês seguinte está marcada a Expedição Ksar el-Kebir. D. Sebastião morreu numa batalha em Marrocos e nasceu o “sebastianismo” que, ainda hoje, traduz um desejo de resolução dos problemas por alguém vindo do além. O Escape Livre decidiu lançar a Expedição Ksar el-Kebir que vai levar uma caravana de aventureiros do Clube Escape Livre até Marrocos com a passagem por locais onde a batalha que derrotou D. Sebastião e liquidou parte da nobreza lusitana ainda ostenta símbolos portugueses. Um evento inédito que conta com a participação do historiador Joel Cleto para agigantar o conhecimento deste pedaço da História de Portugal. As inscrições já estão abertas em escapelivre.com e também podem ser feitas para a Expedição Namíbia, marcada para junho.

Será a terceira viagem até ao continente africano por parte dos aventureiros do Clube Escape Livre. Uma expedição que continua a conquistar adeptos e que permite conhecer os seus encantos, do deserto ao oceano, das dunas aos passeios de barco, “numa montanha-russa de emoções e descoberta” que em 2025 terá uma novidade.

Antes do regresso a Portugal, está prevista uma paragem em Luanda para conhecer a capital de Angola. Será o ponto final da aventura que o clube acredita que ficará gravada na memória.

Janeiro 15, 2025 . 20:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right