Última Hora
Pub

“A PSP desenvolve um esforço permanente para que Viseu continue a ser uma cidade segura”

A PSP assinala, hoje, o 148.º aniversário do Comando Distrital de Viseu, que integra as cidades de Viseu e de Lamego. Em entrevista ao Diário de Viseu, o seu comandante, superintendente Nuno Dinis, fala das principais preocupações, de desejos e das relações de ‘boa vizinhança’ com todas as forças e entidades instaladas no concelho

Quais as principais preocupações do comandante da PSP de Viseu ?
Manter os atuais níveis de satisfação e tempos médios de resposta às solicitações do cidadão, num contexto de alguns constrangimentos com que se debatem também outros organismos públicos. É igualmente importante manter uma dinâmica de intervenção proativa e conjunta com outras entidades, que nos têm ajudado a controlar alguns fenómenos que, embora consequência do crescimento das cidades e novas dinâmicas Sociais, se devem aproximar tanto quanto possível da incidência zero, aqui se incluindo as alterações à ordem pública junto de áreas de diversão noturna e de grande movimento, o tráfico e consumo de estupefacientes e as situações de desrespeito à legislação rodoviária, devido às graves consequências que daí podem advir.

Com este conjunto de situações que também preocupam os cidadãos, podemos dizer que Viseu continua a ser uma cidade segura ?
Sim, sem dúvida. Ainda assim, importa referir que desenvolvemos um esforço permanente para que assim continue.

O tiroteio por altura do Natal pode contribuir para quebrar a confiança dos residentes e visitantes ?
Embora se tenha tratado de uma ocorrência de extrema gravidade, ocorreu depois do período crítico do maior volume de vendas da época natalícia. Ficou também claro que a ação violenta foi dirigida a determinadas vítimas; que as autoridades responderam prontamente; e que a gestão da grande superfície seguiu as melhores práticas conhecidas, que em estreita coordenação com a polícia permitiram confinar prontamente o incidente, salvaguardar os meios de prova, manter a ordem pública, direcionar o público e a circulação rodoviária. É importante confiar agora na excelência do trabalho de investigação da Polícia Judiciária, fundamental para a consequente responsabilização penal do(s) autor(es), cabendo à PSP e à GNR continuar a monitorizar atentamente quaisquer desenvolvimentos futuros, não apenas na área urbana e imediações da cidade de Viseu, como também noutras cidades.

Janeiro 9, 2025 . 07:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right