Última Hora
Pub

Celorico da Beira com apoio de 500 mil euros para reabilitar troço da EN16

Município já garantiu um apoio de 500 mil euros para a empreitada através de um protocolo celebrado com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL)

A Câmara de Celorico da Beira vai requalificar o troço da Estrada Nacional (EN) 16 que atravessa o concelho e liga a Fornos de Algodres, num investimento de mais de 1,2 milhões de euros.

Este município do distrito da Guarda já garantiu um apoio de 500 mil euros para a empreitada através de um protocolo celebrado com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito de um programa de cooperação técnica e financeira em projetos que contribuem para o desenvolvimento regional e local.

“É uma obra necessária, porque estamos a falar de uma estrada com muito tráfego diário e que está muito degradada. Esta reabilitação não é só uma resposta para a população local, mas para todos os que utilizam a EN16, que liga a fronteira de Vilar Formoso a Aveiro”, adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão.

O autarca acrescentou que a requalificação deste troço, com cerca de 10 quilómetros, “está com um atraso de 20 anos”, mas que não aconteceu antes porque o município não tinha capacidade financeira para realizar os trabalhos necessários.

“Podíamos ter feito a obra há dois ou três anos, porque, entretanto, as condições financeiras da Câmara melhoraram significativamente, só que a modernização da Linha da Beira Alta originou mais trânsito diário de camiões pesados de grande tonelagem, o que obviamente acelerou o estado de degradação da via”, afirmou Carlos Ascensão.

O autarca considerou que “o ‘timing certo seria agora”, tendo encontrado “abertura e apoio” do Ministério da Coesão Territorial para avançar com a requalificação da estrada.

“Este apoio de 500 mil euros do Estado vai ajudar-nos significativamente. Temos todos os procedimentos feitos e vamos lançar o respetivo concurso público imediatamente”, garantiu.

Carlos Ascensão lembrou, no entanto, que pode haver atrasos, uma vez que o procedimento envolve uma verba superior a 750 mil euros e que será necessário ter o visto do Tribunal de Contas.

“Esperemos que esse parecer seja rápido e logo que essa resposta seja dada iremos fazer esta obra, que é uma necessidade para Celorico da Beira”, concluiu.

Janeiro 6, 2025 . 14:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right