Líder defronta o último e poderá entrar no novo ano a vencer
Depois de um interregno de 15 dias regressa neste fim-de-semana o campeonato maior sénior organizado pela Associação de Futebol de Viseu.
A penúltima jornada da primeira volta do campeonato da Divisão de Honra, integra jogos que podem levar a muita luta pelo melhor resultado, sendo os mais importantes os que ‘mexem’ com posições nos lugares cimeiros da tabela classificativa.
O Grupo Desportivo de Resende lidera a prova e desloca-se ao reduto do ‘lanterna vermelha’, a Associação Os Vouzelenses e, teoricamente, é favorito a somar os três pontos e, com eles, entrar no ano de 2025 na liderança, ainda mais galvanizado por ter arrecadado a Supertaça de Viseu, frente ao CD Cinfães, no último jogo do ano de 2024.
Só uma grande surpresa pode evitar que os resendenses não concedam a primeira vitória ao último classificado do campeonato, ainda sem qualquer vitória no campeonato.
E, diga-se, se a União Desportiva Sampedrense conquistar um, ou os três pontos em Castro Daire, pode deixar o comandante ainda mais forte. No entanto a equipa da AD Castro Daire não vai querer deixar fugir o líder e tudo irá fazer para chegar à vitória. A verdade é que do outro lado está uma equipa que quer também ser referência na ronda.
O Lamelas que foi despromovido do Campeonato de Portugal ao futebol distrital no final da época passada, está na luta pelo regresso ao futebol nacional e vai receber um adversário, o GD Mangualde, uma equipa que está em dificuldades no campeonato, ocupando um dos últimos lugares. A formação do concelho castrense que conta no seu plantel com o jogador Licá o atual melhor marcador da prova, é favorita para somar os três pontos, mas o desespero dos mangualdenses pode colocar-lhe dificuldades.
O CR Ferreira de Aves que chegou a estar na liderança, vai receber um Carvalhais FC que vem demonstrando melhoria significativa nas últimas jornadas. Vai ser um duelo bastante interessante de seguir.
O quinto classificado é o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades que vai receber um Penalva do Castelo que está um lugar abaixo na tabela e tem apenas menos um ponto. Outro encontro em que não vai faltar emoção e adrenalina a rodos.
Se no cimo da tabela as equipas mais com mais argumentos de ‘peso’ para embates na luta pelo melhor lugar, na ‘guerra’ da permanência vão entrar conjuntos que também poderão oferecer jogos muito renhidos e, desse modo deixar os seu adeptos ansiosos à espera que o seu clube chegue ao fim da partida na frente do marcador.
SL Nelas-Canas de Senhorim é um dérbi concelhio entre equipas que não atravessam uma boa fase. A verdade é que se trata de um jogo difícil para arriscar um prognóstico, tal como vai acontecer no encontro entre Lusitano FC e FC Carregal do Sal, com ambos os clubes a querem somar os três pontos para subirem para lugares mais tranquilos na tabela classificativa.
Em Moimenta da Beira, onde ‘mora’ uma equipa a necessitar urgentemente de pontos, vai estar o Nespereira FC (Cinfães) que, apesar de surgir na qualidade de visitante é, teoricamente, favorito para regressar a casa com a vitória.