Última Hora
Pub

Funicular vai ter “nova vida”

Autarca de Viseu coloca de parte a possibilidade de desmantelar meio de transporte

O funicular de Viseu, que liga o Campo de Viriato ao centro histórico, vai ter uma ‘nova vida’. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, aos jornalistas, no final da reunião do executivo. O autarca pretende que os alunos do concelho utilizem aquele meio de transporte mecânico, que, na maior parte do ano, se encontra parado, para chegar à parte mais antiga da cidade, para visitar, pelo menos, os três museus municipais que ali funcionam, nomeadamente, a Casa do Miradouro, o Museu Keil Amaral e o Museu de História da Cidade.
Fernando Ruas respondeu ainda aos críticos que consideram o funicular um “investimento desastroso”, referindo que o custo da sua instalação foi muito baixo, tendo em conta que foram aproveitados fundos comunitários no âmbito do Programa Polis disponibilizados para a criação de um transporte daquele género em Viseu.
O funicular de Viseu começou a funcionar em setembro de 2009 e percorre uma distância de 400 metros ao mesmo tempo que vence um declive máximo de 16%, passando pela rua Ponte de Pau, rua Serpa Pinto, a Calçada de Viriato e a rua Silva Gaio. Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 50 passageiros.

Janeiro 2, 2025 . 17:13

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right