Principal companhia aérea israelita suspende voos para Moscovo até março
A principal companhia aérea israelita, a El Al, anunciou hoje que vai suspender todos os voos para Moscovo até ao final de março, após suspeita de que a defesa aérea russa tenha abatido por engano um avião do Azerbaijão.
“Após uma avaliação exaustiva da situação, a El Al suspende todas as operações na rota Telavive-Moscovo até ao final do horário de inverno”, declarou a transportadora em comunicado.
Um avião da Azerbaijan Airlines AZAL caiu no Cazaquistão na quarta-feira, matando 38 das 67 pessoas a bordo.
A El Al já tinha anunciado, após o acidente de 25 de dezembro, que suspendia a rota durante uma semana “à luz da evolução do espaço aéreo russo”, medida que prolongou hoje até, pelo menos, ao final do inverno.
“A decisão surge na sequência de um diálogo permanente com as autoridades do país para compreender a situação”, indicou hoje a companhia aérea israelita.
No domingo, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, acusou a Rússia de ter atingido acidentalmente o avião, alvo de "fogo" russo, e de ter tentado inicialmente encobrir a causa do desastre, exigindo que Moscovo admitisse plenamente a sua culpa.
O Presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas pelo incidente e admitiu no sábado que as defesas aéreas russas estavam a operar em Grozny quando o avião tentou aterrar, antes de se desviar e cair no oeste do Cazaquistão.