Coronel de Infantaria João Barros toma posse como comandante do RI 14
A cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Regimento de Infantaria N.º 14 (RI 14) decorreu ontem à tarde, no Quartel dos Viriatos, na presença de várias entidades militares e civis. Presidiu à mesma o comandante das Forças Terrestres, tenente-general Rui Manue da Silva Ferreira.
O novo comandante, coronel de infantaria João Vasco da Gama de Barros, ocupa agora o cargo que foi do coronel Luís Falcão Escorrega, que cessou funções em virtude de ter sido nomeado para a frequência do Curso de Promoção a Oficial General.
A escolha foi feita por despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Eduardo Mendes Ferrão.
Em declarações ao Diário de Viseu, no final da cerimónia, o novo comandante manifestou-se “orgulhoso” por liderar “um regimento de referência do exército português”.
“Ser nomeado para comandar o RI 14, que é, como foi referido em parada, um dos regimentos de referência atualmente na nossa arma de infantaria e dentro do exército português, é, como oficial de carreira e oficial de infantaria, uma grande honra. Até porque é sempre um orgulho para nós e o nosso maior gosto é realmente assumir funções de comando”, começou por referir.
Questionado sobre os seus objetivos, o coronel João Barros enfatizou que se propõe a “manter a qualidade das forças que estamos a projetar para a Roménia, manter o nosso compromisso para o European Union Battlegroup, que assentam muito neste regimento, e manter a ligação, quer com a comunidade, quer com as autoridades locais e com os outros municípios da nossa área de responsabilidade, que tem sido excelente, por aquilo que todos me passam e eu espero poder continuar a manter essa excelente relação”.
O novo comandante confessou que parte “com grande otimismo para este comando”, revelando que já conhecia Viseu como cidade mas que nunca tinha servido no regimento que agora vai comandar.