Amdouni é ‘surpresa’ no Benfica e Morita de regresso ao ‘onze’ do Sporting
O suíço, autor de dois golos no triunfo dos ‘encarnados’ frente ao Estoril Praia (3-0), apesar de ter começado no banco, vai ocupar o lugar mais adiantado no ataque, em substituição do grego Pavlidis, que também marcou na jornada anterior, mas tem apenas dois remates certeiros nos últimos 11 encontros em que participou, nove dos quais como titular.
O treinador do Benfica, Bruno Lage, promove ainda o regresso de Otamendi à titularidade, no lugar de António Silva, uma semana após o argentino ter sido ‘poupado’ no encontro da 15.ª jornada, disputado um dia depois de regressar de uma viagem de cariz pessoal ao seu país.
Assim, o guarda-redes Trubin é o eleito de Lage para defender as redes da equipa, com o apoio de um quarteto defensivo composto por Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Carreras.
O duplo ‘pivot’ do meio-campo será composto por Aursnes, que esteve em dúvida mas recuperou para o dérbi, tal como Bruno Lage anunciou na antevisão do encontro, e Florentino.
O homem mais avançado dos ‘encarnados’ será, então, o suíço Amdouni, apoiado por um tridente ofensivo composto por Di María, Kökçü e Aktürkoglu.
Quanta a Morita, o internacional japonês não jogava pelos ‘leões’ desde a derrota na visita ao Moreirense, por 2-1, na 13.ª jornada, a segunda sob a orientação do técnico João Pereira, rendido esta semana por Rui Borges.
O técnico oriundo do Vitória de Guimarães optou, aparentemente, por manter o sistema tático de 3x4x3, o mais utilizado pelos seus antecessores, João Pereira e também Ruben Amorim, mas só o início da partida poderá confirmá-lo completamente, dada a versatilidade de alguns elementos do setor mais recuado dos ‘verde e brancos’.
Assim, no seu primeiro ‘onze’ ao serviço do Sporting, Rui Borges optou por manter Franco Israel na baliza, enquanto o tridente defensivo deverá ser composto por Eduardo Quaresma, Diomande e St. Juste.
O capitão Hjulmand e o regressado Morita preenchem o meio-campo ‘leonino’, relegando para o banco de suplentes o jovem João Simões, de 17 anos, titular nas últimas quatro partidas, enquanto a ala direita será ocupada por Geny Catamo e, no lado contrário, irá jogar Matheus Reis.
O ataque terá o melhor marcador da I Liga, Viktor Gyökers (18 golos), como elemento mais adiantado, apoiado por Trincão, descaído sobre a direita, e Geovany Quenda, no lado esquerdo.
O dérbi entre Sporting e Benfica, da 16.ª jornada da I Liga de futebol tem início marcado para as 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
A partida tem o aliciante adicional de, em caso de vitória, poder ‘catapultar’ qualquer uma das equipas para a liderança do campeonato, neste momento liderado pelo FC Porto, que no sábado venceu o Boavista por 4-0 e soma 40 pontos.
O Benfica segue logo atrás com 38 e, se vencer, passará a liderar a tabela isolado, com 41, enquanto o Sporting é terceiro, com 37 pontos, e pode igualar o FC Porto, mas beneficiar do triunfo sobre os ‘dragões’ (2-0), na quarta jornada, para assumir o comando graças à vantagem no primeiro critério de desempate.