Cuidados de saúde primários recebem viaturas elétricas
Viseu foi um dos concelhos contemplados numa cerimónia de entrega de viaturas elétricas para os cuidados de saúde primários a municípios da região Centro, realizada em Pombal e presidida pela ministra da Saúde Ana Paula Martins.
Na cerimónia, na qual foram entregues, simbolicamente, 56 viaturas, o vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, entidade em fase de extinção, explicou que o processo teve início em 2022. Na altura, foi identificada a necessidade de 117 viaturas, às quais foram adicionadas 12, num total de 129 veículos elétricos, referiu Mário Ruivo.
Segundo este responsável, a candidatura ao PRR, que foi aprovada para a compra das viaturas, “devidamente adaptadas para a organização de cuidados domiciliários”, teve um financiamento de cerca de 3,8 milhões de euros.
“Estas viaturas vão abranger os 57 concelhos, 63 centros de saúde, aproximadamente 1,5 milhões [de utentes] inscritos”, precisou Mário Ruivo, admitindo, contudo, que hoje possa “persistir alguma carência”, pois houve unidades funcionais constituídas posteriormente a 2022.
Nessas situações, Mário Ruivo disse esperar que “impere o bom senso e o espírito de partilha de recursos”.
“Com aquisição e presente entrega destas viaturas, pretende-se incrementar o acesso aos cuidados de saúde, indo ao encontro das necessidades de utentes dependentes, os quais não se podem deslocar ao serviço de saúde, realçando-se que a prestação de cuidados domiciliários se enquadra na estratégia nacional para o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários”, acrescentou o vogal da ARS Centro.