Assembleia Municipal de Viseu aprovou o orçamento para 2025
O documento foi aprovado por maioria, com votos contra dos deputados do PS e do Bloco de Esquerda.
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, falou num orçamento "com cerca de 134 milhões de euros, onde o orçamento municipal corresponde a cerca de 110 milhões e o dos SMAS a cerca de 24 milhões de euros. Um orçamento que assenta no rigor e na ambição, que se transparecem em investimentos na Educação, na Estratégia Local de Habitação, no Ambiente, na Cultura, na Saúde, nas Acessibilidades e no Ordenamento do Território".
O autarca elencou os vários investimentos previstos no orçamento para 2025, tais como a construção do Centro de Artes e Espetáculos, as requalificações de duas escolas, o elevado número de projetos no âmbito da Estratégia Local de Habitação e cinco novas unidades de saúde familiar, deixando a convição firme de que está à frente dos destinos da autarquia viseense "para deixar obra e arranjar soluções para o presente e o futuro".
A oposição apontou algumas críticas ao orçamento, referindo que não traz soluções inovadoras nem projetos educativos para preparar os jovens locais para o futuro, criticando o desinvestimento no turismo e no Viseu Social e ainda a redução dos valores financeiros atribuídos às freguesias.