Residência Viriathus Sénior em Viseu prepara o Natal com os seus residentes e respetivas famílias
Chegou a época mais especial do ano em todas as Residências emeis, e toda a preparação para a chegada do Natal vai aumentando os sentimentos de amizade, amor, solidariedade e companheirismo que são celebrados em cada Residência, com momentos que reúnem e unem todos os funcionários, residentes e respetivas famílias.
Na Residência Assistida Viriathus Sénior em Viseu a árvore de Natal já foi montada e toda a Residência foi decorada pelos residentes com adereços de Natal. Está a ser organizada uma Festa de Natal com missa uma atuação de um grupo musical e um lanche natalício. Os residentes vão fazer uma sessão fotográfica de Natal e preparar uma coreografia. É sem dúvida a época mais festiva do ano e são muitas as atividades que se vão fazendo até aos dias mais aguardados.
Todos os trabalhos manuais são alusivos à época e para evocar ainda mais o espírito natalício ouvem-se músicas de Natal e faz-se karaoke o que proporciona momentos muito divertidos. Os residentes jogam também à mímica de Natal, ouvem e contam histórias e poemas natalícios e até o habitual ateliê de culinária se torna temático e fazem-se bolachas de Natal. Na Residência também se veem várias filmes sobre esta quadra, desde os mais clássicos aos mais recentes e outro dos momentos muito aguardados por todos os residentes é o passeio para visitar as luzes de Natal da cidade e andar de comboio.
Aquela que é a segunda família de todos os residentes, prepara a chegada do Natal com muita entrega. Todos os profissionais se dedicam para que este período seja especial para todos e proporcione momentos de bem-estar a todos os seniores. As equipas multidisciplinares de cada residência utilizam também esta quadra para estimular a destreza motora que se vai deteriorando com a idade. Assim, as atividades de preparação para o Natal funcionam não apenas como momentos de lazer, mas também para manter as habilidades psicomotoras, aumentar a atenção e aprimorar as habilidades técnicas. Com estas atividades, tenta-se também que certos sentidos como o olfato, a audição, o paladar e o tato sejam estimulados.
Todas as iniciativas proporcionam também muitos momentos em grupo, afastando um possível sentimento de isolamento, que produz desanimo, sobrepondo-se um processo de envelhecimento que é assim compartilhado. Um grupo dá a sensação de continuidade e um sentido de comunidade.
“A preparação para celebrar o Natal, com todas as suas atividades, é uma altura propicia para estimular a criatividade, criar dinâmicas de grupo e melhorar assim a saúde psicológica dos residentes. O Natal é uma época muito feliz e fazemos questão de intensificar esses sentimentos bons e celebrar junto dos nossos residentes e respetivas famílias, o amor, a amizade, a solidariedade e a confiança que nos une a todos”, explica Joana Sampaio, Diretora Técnica da Residência Assistida Viriathus Sénior em Viseu.