Empresas e Academi@STEM PRO articulam estratégias
Responsáveis do Centro de Produção da Stellantis (ex-PSA Peugeot Citroen) e a Desinel explicaram a alunos dos 10.º e 11.º ano dos Cursos de Informática do Agrupamento de Escolas de Mangualde, as competências que deverão possuir quando se deslocarem a estas empresas para realizarem atividades, estágios ou desenvolver projetos, no âmbito da Academi@ STEM PRO.
A Academi@STEM PRO foi implementada este ano letivo, integrada no Centro Tecnológico Especializado (CTE) em Informática, instalado na Escola Secundária Felismina Alcântara do Agrupamento de Escolas de Mangualde. O objetivo é que os estudantes que frequentam cursos profissionais sejam abrangidos pelo tipo de ensino da Academia@STEM de Mangualde, que usa metodologias ativas, com aprendizagens a partir de atividades práticas, de forma interdisciplinar e colaborativa, com recurso a tecnologia.
Estes alunos deverão desenvolver, já durante este ano letivo, diversas atividades na Stellantis e na Desinel, mas também na Sonae Arauco e na e STEP Ahead.
“Nos próximos dois anos letivos, pretendemos envolver outras empresas do concelho, parceiras da Academi@STEM”, adianta o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa.
“Neste tipo de ensino, em que se pretende que a aprendizagem seja feita de forma prática, que os alunos aprendam a fazer, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos, é crucial desenvolver estas sinergias para promover uma ligação direta entre a educação e o mercado de trabalho”, explica Rui Costa.
Durante o encontro, promovido pela Academia STEM PRO, no início desta semana, foi também explicado o conceito do Centro Tecnológico Especializado, cujo objetivo é capacitar os alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde para os desafios do futuro.
“Trata-se de um projeto ambicioso, que reflete o esforço contínuo do Município e da comunidade escolar em liderar iniciativas inovadoras que promovam educação de qualidade, aliado ao desenvolvimento tecnológico na região”, conclui o vereador.