Câmara de Tondela premeia os melhores presépios e árvores de Natal
A edição de 2024/2025 do concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”, promovido pelo Município de Tondela, é uma das mais participadas de sempre. Este ano, apresentaram-se a concurso 38 trabalhos na categoria de Árvores de Natal e 46 nos Presépios, números que representam um crescimento face ao ano anterior.
Tonda, Nandufe, Tourigo e Tondela são as freguesias com mais participantes. À iniciativa concorreram alunos das escolas do concelho, agrupamentos de escuteiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o movimento associativo concelhio.
Esta atividade, que se realiza pelo 12.º ano consecutivo, é desenvolvida pelo município com o objetivo de promover a decoração durante a quadra natalícia de rotundas ou espaços verdes nas diferentes localidades do concelho com presépios e do Parque Urbano da cidade tondelense com árvores de Natal.
Sensibilizar os alunos e a população em geral para as questões ambientais, através de uma atividade lúdica e de expressão artística; despertar o interesse pela arte como promotor de desenvolvimento pessoal e comunitário; incentivar a criatividade e a originalidade recorrendo à reutilização e reciclagem de materiais na criação de novos objetos; envolver a comunidade educativa e o movimento associativo e social do concelho; reconhecer e premiar projetos inovadores; e embelezar o concelho na quadra natalícia são os outros objetivos do concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”.
Os 84 trabalhos estão expostos desde o dia 9 de dezembro, podendo ser vistos até 10 de janeiro de 2025. As árvores de Natal foram instaladas no Parque Urbano de Tondela e os presépios nas freguesias de origem das instituições participantes.
Na construção, quer dos presépios, quer das Árvores de Natal, os participantes utilizaram, como manda o regulamento, materiais reciclados, como por exemplo plásticos, metais, panos, borracha, vidro, cortiça ou tecido, entre outros.
Os três melhores presépios e as três melhores árvores de Natal receberão prémios.
Os primeiros classificados de cada uma das categorias a concurso serão premiados com 350 euros, os segundos 300 e os terceiros 250 euros. Aos restantes concorrentes poderá ser entregue um prémio de participação até 150 euros.