“Ensinar Direitos Humanos passa por praticá-los”
Cerca de 400 alunos das três escolas secundárias de Viseu debateram, no Centro Pastoral, os desafios e as práticas na comunidade educativa dos Direitos Humanos, numa iniciativa promovida pela Direção Geral de Educação, em parceria com os estabelecimentos de ensino e o Município de Viseu. Para Ana Gueidão, diretora da Escola Secundária Viriato, “ensinar Direitos Humanos passa por praticá-los em três vertentes: a aprendizagem dos Direitos Humanos, a aprendizagem para os Direitos Humanos e a aprendizagem pelos Direitos Humanos”.
Na sessão de abertura do evento, a responsável defendeu que “é através do trabalho que é feito em defesa dos Direitos Humanos que conseguimos criar seres humanos e cidadãos mais responsáveis, ativos e capazes”.
“É importante celebrar os Direitos Humanos, porque há necessidade de haver entre os seres humanos uma mútua compreensão, uma capacidade de respeito uns pelos outros e, nesta altura política em que recebemos gentes de outros países, é ainda mais premente e importante falar desta temática”, referiu.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: