São João da Pesqueira com orçamento superior a 20 milhões de euros
A Câmara de São João da Pesqueira aprovou uma proposta de orçamento municipal para 2025 com um valor global superior a 20 milhões de euros (ME), que aposta na educação e na área social.
“Relativamente ao orçamento deste ano (17.376.000 euros) há um aumento de 15,4%. Faço sempre também uma comparação com o meu ano de entrada (2017), relativamente ao qual houve um aumento de 35%. Começámos com 12.153.000 euros e agora teremos 20.050.000 euros”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Cordeiro (movimento independente Pela Nossa Terra).
Segundo o autarca daquele concelho do norte do distrito de Viseu, esse aumento é “muito influenciado pelo Portugal 2030 e por algumas obras do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”.
“Reforçamos para o novo ano tudo o que é apoio à educação e à área social. Depois temos vários projetos com apoios da Europa, alguns que iniciaram e outros que vão iniciar, como o Radar Social, a promoção do sucesso escolar, o CDLS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), o projeto Grupos Vulneráveis e o Balcão da Inclusão. Estamos a falar de pessoas e para pessoas”, frisou.
No que respeita às “grandes obras também com fundos europeus”, Manuel Cordeiro exemplificou com “o novo pavilhão multiusos (três milhões de euros), a Loja do Cidadão (1,1 milhões de euros) e a requalificação da escola sede do concelho (4,2 milhões de euros para dois anos).
O executivo decidiu também continuar a receber os 5% do IRS, 0,3% de taxa de IMI e manter a derrama tal como prevê o regulamento feito em 2021 e que “isenta a maior parte das empresas”, referiu.
“Há um aumento no total, em termos de impostos diretos, de 18%, previsivelmente”, acrescentou.
Os dois vereadores da oposição (PSD/CDS-PP) abstiveram-se na votação do orçamento municipal.
A Lusa tentou, mas sem êxito, obter declarações da oposição sobre o documento, que será levado a Assembleia Municipal (na qual o Pela Nossa Terra tem maioria absoluta) no dia 19 de dezembro.