Obras Sociais de Viseu “vestem o pijama” pelos Direitos das Crianças
As Obras Sociais de Viseu aderiram à Missão Pijama, uma iniciativa da Mundos de Vida que sensibiliza para a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, com foco para o direito da criança crescer numa família. A instituição também celebrou o Dia Nacional do Pijama, junto das crianças da creche e pré-escolar.
Em comunicado, as Obras Sociais de Viseu explicam que o Dia do Pijama, assinalado a 20 de novembro, pretende “alertar a sociedade para a necessidade do acolhimento familiar, evitando que as crianças que entram no sistema de promoção e proteção e sejam afastadas da sua família biológica, vivam em casas de acolhimento, principalmente quando apresentam tenra idade”, sendo a redução do número de crianças institucionalizadas um dos objetivos.
As atividades foram programadas pelas equipas da resposta social de acolhimento familiar Viseu Afetos e da creche e pré-escolar da instituição.
No Dia Nacional do Pijama, as crianças participaram em iniciativas de confeção de bolachas caseiras, de elaboração de “casinhas da famílias” com fotografias das famílias das crianças e ainda sessões de histórias.
O dia culminou com um desfile da pijama e com uma visita da equipa do Viseu Afetos - Acolhimento Familiar, que dinamizou a atividade “Crescer é em Família”, “num momento dedicado à sensibilização para a importância da família e para a realidade de muitas crianças que neste momento necessitam de uma família temporariamente, numa sensibilização realizada através da leitura de um conto alusivo à família”, explicam as Obras Sociais.
Segundo a instituição, foi “um dia dedicado às crianças e à importância de todas poderem e deverem crescer numa família, com cuidado, afeto, segurança e proteção, elementos essenciais na infância, mas que, infelizmente, não fazem parte do dia a dia de muitas crianças”.
Já a equipa Viseu Afetos vai continuar a dinamizar um conjunto de ações de sensibilização em algumas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do concelho de Viseu. O objetivo é dar a conhecer às crianças, através de um conto, o que é o acolhimento familiar. “Depois desta atividade e conhecendo o papel importantíssimo que as crianças têm na partilha de mensagens e causas, serão entregues alguns flyers sobre a resposta do Acolhimento Familiar para que estes possam levar a mensagem para o seu contexto familiar”, acrescentam as Obras Sociais de Viseu.
A resposta de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens “Viseu Afetos” surgiu em setembro de 2022, na sequência de um acordo de cooperação celebrado entre o Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, I.P. e as Obras Sociais de Viseu. Este acordo surgiu da necessidade de dar resposta à formação de uma bolsa de famílias para acolher crianças e jovens em situação de perigo.