Última Hora

Orçamento para consolidar o futuro de Viseu

Dezembro 3, 2024 . 09:13
O orçamento do Município de Viseu para 2025 reflete um compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos viseenses. Mais do que um documento financeiro, é uma declaração política de intenções que responde às carências da população e aos desafios do concelho.

O presente orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) refletem as apostas do Executivo Municipal nas áreas estratégicas de governação como as infraestruturas e a mobilidade, o desenvolvimento económico e social, a coesão territorial e a sustentabilidade ambiental, a educação, a cultura, o património cultural e o turismo, a saúde e bem-estar e o desporto e atividade física.
O principal objetivo é afirmar Viseu como um motor de desenvolvimento regional, impulsionando o tecido empresarial e promovendo, em simultâneo, uma sociedade mais resiliente, próspera e equitativa. Os pilares fundamentais do programa de governação municipal passam por aumentar os rendimentos disponíveis das famílias e das empresas, fortalecer a atratividade económica do concelho e fomentar um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Nesse sentido, o Município de Viseu pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da implementação de diversos programas e incentivos municipais nas áreas social (Viseu Educa, Viseu Local, Eixo Cultura, Viseu Ativo, Viseu Habita/Solidário) e económica (Viseu Investe). Com um valor global de 133,7 milhões de euros, 109,7 milhões do Município e 23,9 milhões dos Serviços Municipalizados, o orçamento destaca-se pela gestão equilibrada. A receita corrente supera a despesa corrente em 10,8 milhões de euros, o que reforça a capacidade de investimento em infraestruturas e projetos de longo prazo, uma marca dos executivos liderados por Fernando Ruas.
Quase 47 milhões de euros destinam-se às funções sociais, incluindo 14,6 milhões para o programa Viseu Educa, que requalifica escolas como a Azeredo Perdigão e a EB 2/3 D. Duarte, além da construção de uma residência para estudantes. Para o programa Viseu Local - Ordenamento do Território estão destinados 9,4 milhões para a reabilitação urbana e rural com relevo para os investimentos no loteamento da Quinta de Santo Estevão, na empreitada relativa à Avenida da Europa e envolventes, na Reabilitação do Bairro Municipal, assim como os investimentos nas Freguesias.
O programa Viseu Social receberá 9 milhões de euros, com foco na inclusão e no combate à pobreza, enquanto a Estratégia Local de Habitação envolve a reabilitação de edifícios no Bairro Municipal e na Quinta da Pomba. Os museus e centros culturais receberão investimentos significativos, destacando-se o Centro de Artes e Espetáculos de Viseu (CAEVIS). Na saúde, o município alocará recursos para um edifício que abrigará quatro Unidades de Saúde Familiar (USF), (Infante, Lusitana, Alves Martins e Viseu Cidade) e a construção de um novo edifico para albergar a UCSP de Viseu, a UCC, a Unidade de Saúde Pública e o atendimento a migrantes. Para as funções económicas está previsto um investimento de 17,9 milhões de euros, destes a maior fatia destina-se à mobilidade e reabilitação de infraestruturas viárias, incluindo a Circunvalação, o acesso à E80 e a requalificação da EN16. O programa MUV - Mobilidade Urbana de Viseu continuará a melhorar o transporte público, enquanto o programa Viseu Investe e os parques empresariais de Lordosa e Coimbrões reforçarão o dinamismo económico. O orçamento de 2025 projeta Viseu como um motor regional, com foco na atração de investimento, no crescimento empresarial e na promoção da coesão económica e social. É um plano ambicioso que prioriza a qualidade de vida, demonstrando que o futuro de Viseu se constrói com investimento responsável e políticas voltadas para o bem-estar coletivo. Agora é o momento de o Executivo Municipal mobilizar cidadãos, instituições e empresas em torno das opções estratégicas que moldarão o futuro de Viseu. A afirmação e o desenvolvimento de Viseu dependem da participação ativa de todos.

 

Guilherme Almeida

Dezembro 3, 2024 . 09:13

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right