Última Hora
Pavilectrica
Palaciodogelo
Pub

Ministra da Justiça assegura que executivo “não se esquece nunca dos madeirenses”

Rita Alarcão Júdice sublinhou que todas as medidas do executivo nacional se aplicam também à região autónoma

A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, disse hoje que o Governo da República “não se esquece nunca dos madeirenses” e sublinhou que todas as medidas do executivo nacional (PSD/CDS-PP) se aplicam também à região autónoma.

Não estamos a governar fechados sobre nós, estamos a governar para todo o país, e a nossa presença aqui é exatamente evidência disso e sinal do compromisso do Governo nacional com o Governo Regional [PSD] para assegurar o melhor funcionamento da justiça em todas as suas vertentes”, afirmou.

Rita Alarcão Júdice falava no Palácio de São Lourenço, residência oficial do representante da República para a Madeira, no Funchal, no âmbito de uma visita oficial de dois dias à Região Autónoma da Madeira, onde se encontra acompanhada pela secretária de Estado da tutela, Maria Clara Figueiredo.

A ministra da Justiça assinou hoje dois contratos interadministrativos – um com a Câmara Municipal da Santa Cruz (JPP), outro com a Secretaria Regional do Equipamento e Infraestruturas – para obras de remodelação e reabilitação em dois tribunais, o Palácio da Justiça de Santa Cruz e o Edifício 2000, no Funchal, onde funcionam os Juízos de Trabalho e o Central Cível e Criminal, as Conservatórias do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel, Casa Pronta, Zona Franca e Direção Regional da Justiça.

No caso do Edifício 2000, as obras, avaliadas em cerca de 300 mil euros, visam reabilitar as fachadas e terão início no próximo ano. Já em relação ao Palácio da Justiça de Santa Cruz, concelho e comarca da zona leste da ilha da Madeira, a empreitada está orçada em 500 mil euros e o concurso público será lançado em janeiro de 2025.

Estamos com muito empenho a ajudar a concretizar o que está por fazer, mas também para, na primeira pessoa, perceber o vai mal e o que pode ser melhorado”, disse Rita Alarcão Júdice, considerando que a sua presença na Madeira tem um “significado muito especial” e visa mostrar a importância que o Governo está a dar à reforma da justiça.

A ministra da Justiça enumerou alguns dos “pequenos passos” que o Governo deu nos últimos oito meses, desde a tomada de posse, como a tentativa de “pacificação” com os funcionários judiciais e a negociação com os oficiais de justiça e os guardas prisionais, bem como a abertura de processos de contratação nestes setores, a revisão de tabelas de honorários dos advogados no apoio judicial, a lei do acesso às magistraturas e a concretização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No caso do PRR, o investimento na área da justiça incide exclusivamente na transformação digital.

“No ano de 2025, acredito que veremos já os resultados dessas mudanças que estamos a ajudar a implementar”, afirmou.

Dezembro 2, 2024 . 17:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right