‘Dão Emoções’ leva os sabores da região até Lisboa para cativar turistas
Entre pequenas preciosidades gastronómicas, a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) rumou até ao Mercado da Ribeira, em Lisboa, para promover a gastronomia e as pfertas turísticas da região.
O workshop gastronómico “Chef pelo Dão”, orientado por Henrique Ferreira, destacou as experiências turísticas do território, bem como os pratos únicos que o Dão tem para oferecer.
Esta iniciativa realizou-se no âmbito do projeto “Dão Emoções” da ADD, que visa apoiar os produtores locais e estruturar uma nova oferta turística no território. O objetivo é também qualificar e promover a produção artesanal, acrescentar valor à oferta turística e contribuir para o aumento da estada média dos turistas nos concelhos da região do Dão: Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.
Na iniciativa, o presidente da Direção da ADD e da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Lopes de Carvalho, referiu que “valorizar os produtos nacionais, mas em particular os desta região, é essencial para preservar a identidade cultural e fortalecer a economia local”, sendo “ações como esta uma oportunidade única para destacar a excelência dos produtos endógenos, que não só refletem a riqueza e autenticidade das localidades, como o seu enorme potencial para conquistar mercados mais amplos”.
Para o autarca, o projeto “Dão Emoções” não se limita a promover os sabores locais, mas também “a celebrar a ligação profunda que existe entre o território, as pessoas e as tradições, reforçando o posicionamento do Dão como um destino que alia gastronomia, turismo e sustentabilidade”.
Sob este mote, o chef Henrique Ferreira, natural do concelho de Nelas, onde também tem um restaurante, liderou o workshop gastronómico “Chef pelo Dão”. Os convidados tiveram oportunidade de confecionar e degustar cinco pratos de assinatura, cujos protagonistas foram os produtos endógenos da região, acompanhados do vinho do Dão. O pastel de massa tenra com Queijo Serra da Estrela DOP, o creme de castanha Soutos da Lapa DOP, a pevide de míscaros do Satão, a mousse de chocolate branco e azeite do Dão e ao leite creme de maçã bravo de Esmolfe DOP foram os pratos em degustação.
Marcaram presença neste evento o representante da secretária de Estado do Turismo, Rafael Feliciano, o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, a vereadora do Município de Aguiar da Beira, Margarida Ferreira, o vereador do Município de Mangualde, Rui Costa, a vice-presidente da Câmara Municipal de Nelas, Elsa Loureiro, o secretário técnico da PEPAC, Rui Rafael, o coordenador do GAL na Associação de Desenvolvimento do Dão, Emanuel Ribeiro, e ainda de Luís Chaves, da Federação Minha Terra.