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Tendências no comportamento do consumidor português: o que esperar?

Com a Internet e, sobretudo, com a possibilidade de se fazerem compras online, o comportamento do consumidor alterou-se radicalmente ao longo dos últimos anos.

Com a Internet e, sobretudo, com a possibilidade de se fazerem compras online, o comportamento do consumidor alterou-se radicalmente ao longo dos últimos anos.

A rapidez e comodidade com que este tipo de transações digitais se processam, o aparecimento de novas tecnologias de pagamentos online e físicos, e a inclusão de fatores de justiça social e ambiental relacionados com o processo de produção e venda, são alguns dos elementos que têm contribuído de forma decisiva para o aparecimento daquilo a que alguns especialistas chamam de “Consumidor 4.0”.

Neste contexto, vejamos quais são as tendências no comportamento dos consumidores portugueses.

5 principais tendências no comportamento do consumidor português

Para transformar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer-lhes um serviço em linha com os hábitos e necessidades do consumidor atual, tome nota destas cinco tendências no consumo:

1 – Comunicação personalizada

Hoje em dia, os consumidores esperam ver nas marcas uma extensão delas próprias, ou seja, esperam ver nelas os valores que defendem e que não só se refletem nos produtos e serviços que estas lhes prestam, mas também na forma como elas comunicam consigo.

Neste sentido, a marca ou empresa deve procurar comunicar de forma personalizada através de mecanismos de pesquisa e atendimento direcionadas para as caraterísticas específicas de cada consumidor.

Falamos de descontos, promoções nos artigos mais procurados por estes nas últimas compras, informações sobre lançamentos de novos produtos que se enquadrem no perfil do consumidor, etc.

Além disto, pede-se contenção e alinhamento com as preocupações sociais do consumidor, nomeadamente a faceta ecológica e o compromisso com a sustentabilidade.

2 - Consumo sustentável e socialmente consciente

O debate sobre as alterações climáticas e o papel do Homem no aquecimento global está na ordem do dia e isso acaba por se refletir na forma como se consome.

Entre um produto que viajou milhares de kms ou a sua produção exigiu o consumo de um grande número de recursos naturais e um outro produto proveniente de produtores locais, a escolha dos consumidores acaba por cair no segundo, ainda que este seja possa ser mais dispendioso do que o primeiro.

Este é, contudo, apenas um dos múltiplos exemplos de consumo sustentável que poderíamos utilizar para descrever esta procura e preferência por marcas cuja responsabilidade social esteja em linha com as expectativas do consumidor.

Só para ter noção desta mudança paradigmática, recorremos novamente ao Google para lhe dizermos que, ao longo dos últimos cinco anos, verificou-se um aumento de 70% nas procuras pelo termo “natural” enquanto para o termo “sustentabilidade”, as métricas indicam um crescimento de mais de 1000%.

3 – Conveniência nos pagamentos

De acordo com o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da REDUNIQ sobre o panorama transacional português, os pagamentos online e pagamentos contactless já representam uma fatia cada vez maior dos pagamentos realizados em loja física em Portugal.

Reduniq
Reduniq

Fonte: REDUNIQ Insights (2023)

Se, em 2019, apenas 16% das transações eram feitas com recurso ao contactless, no final do ano passado, esta percentagem já tinha atingido os 81% do total de transações no Retalho português correspondendo a um peso de 63% na faturação dos negócios.

 

Para que uma transação contactless se possa realizar, contudo, o consumidor necessita de encontrar na loja física um TPA contactless como aqueles que a REDUNIQ, especialistas no desenvolvimento de terminais de pagamento com tecnologia 100% portuguesa, oferece e que lhe vão permitir pagar com cartão, PIN, Google Pay, Apple Pay e MB WAY.

4 – Comércio local

Eis mais um hábito adquirido no âmbito do digital: a geolocalização de negócios.

Segundo a Google, os novos consumidores utilizam as ferramentas de geolocalização do motor de pesquisa Google para procurarem produtos e serviços locais não só pelo fator ambiental, mas também pelo privilégio da rapidez na satisfação das suas necessidades.

5 - Jornada de compra Omnichannel

Começamos este artigo por referir a importância da Internet e do digital na mudança sentida no comportamento dos consumidores e isso pode observar-se distintamente numa jornada de compra cada vez mais omnichannel.

Fruto da sua ligação ao digital, os consumidores acabam por privilegiar, por exemplo, a oportunidade de encomendar online e levantarem as suas encomendas em loja física ou utilizarem vouchers de descontos conseguidos num site para utilizarem numa loja física.

Novembro 27, 2024 . 12:25

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