Autarquia vai propor mais iluminação nas passadeiras
As passadeiras de Viseu poderão receber postes amarelos, iluminados, como já existem em cidades como Londres, com o objetivo de melhorar a sua visibilidade e assim aumentar a segurança para os peões. A ideia foi avançada esta manhã aos jornalistas pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, durante uma visita às obras de pavimentação do acesso paralelo ao IP5. Questionado sobre os resultados da reunião da Comissão Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, realizada ontem, o autarca referiu que vai propor avançar de forma experimental com a implementação da nova sinalização, de modo a perceber se a sua instalação tem os resultados desejados, nomeadamente, mais segurança, permitindo aos condutores perceberem mais cedo que estão a aproximar-se de uma passadeira.
A reunião da Comissão Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade foi presidida pelo vice-presidente da autarquia, João Paulo Gouveia, que deu conta da vontade de avançar com ações de sensibilização, principalmente nas escolas, lembrando que os alunos agora são peões, no entanto, em breve, poderão ser condutores. Segundo o autarca, foram discutidos assuntos como a localização de algumas passadeiras e a necessidade de ‘baixar’ alguma da vegetação para melhorar a visibilidade junto às rotundas e cruzamentos, revelando que, em algumas zonas da cidade, essa medida já foi implementada.
Com o objetivo de reduzir o número de viaturas no centro da cidade, a empresa concessionária dos parques de estacionamento também começará na próxima semana a instalar painéis com informação sobre os lugares existentes. O objetivo é permitir que os automobilistas, que, em vez de andarem à procura pelas ruas do centro da urbe, se dirijam diretamente às zonas onde há lugares.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: