Estudantes do Politécnico de Viseu recebem diplomas
Entraram em passo firme e em cortejo para mostrar “do IPV para o Mundo” os diplomados do ano letivo 2023/2024. Ontem foi dia da 1.ª edição da cerimónia de graduação de Licenciaturas e Mestrados. Foi ali que centenas de estudantes receberam um diploma que, certamente, fecha uma etapa, mas que abre tantas outras.
Na sessão, que decorreu no pavilhão desportivo do edifício Multiusos, contou com a presença do presidente do instituto, José Costa, dos vice-presidentes do IPV, dos pró-presidentes, presidentes das unidades orgânicas, docentes e não docentes, estudantes e famílias.
“Este é um dia extraordinário em que podemos partilhar este momento, depois de tanto trabalho para se conseguir estar aqui”, começou por reconhecer José Costa, pedindo também uma “enorme salva de palmas para os nossos diplomados”.
Na sua intervenção, o presidente do Politécnico de Viseu destacou o crescimento de uma instituição que, a seu ver, “tem força e que foi construída ao longo dos anos”, mas onde o caminho “é ir muito mais longe”. E, dessa forma, para o próximo ano letivo “vamos ter, pela primeira vez, o curso de doutoramento que é de notável grandeza para a nossa instituição”, adiantou, lembrando que “o nosso maior desafio é conseguir ajudar a fazer o curso dos estudantes, dos professores, do pessoal não docente, e termos a certeza de que nós somos um lugar de abrigo”.
Dirigiu-se também aos estudantes em palavras que se resumiram a um “agradecimento muito especial”. “Estaremos sempre disponíveis para percorrer novos caminhos. Com vós, nós seremos muito melhores, e vão ver que, nos próximos tempos, esta instituição aparecerá também com novidades, que a tornarão ainda mais forte”, garantiu José Costa.
Também o vice-presidente do politécnico, João Vinhas, a quem coube a apresentação da oferta formativa, afirmou que o “IPV tem evoluído de uma forma extraordinária e ter reunido os nossos diplomados e as nossas diplomadas deste ano letivo que terminou é um orgulho”.
Doutoramento e nova licenciatura a caminho
Sonhos se cumpriram e novos sonhos também se avizinham. Alguns deles são a aprovação do doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental e da licenciatura em Fisioterapia para a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV).
“A partir de 2025 e 2026, vamos incluir na nossa oferta formativa um doutoramento, que muito nos honra”, assinalou, traçando o objetivo da tão desejada Universidade Politécnica de Viseu que, segundo João Vinhas, estará para breve.