Secretário de Estado das Florestas promete "mais organização e menos aflição" no combate aos incêndios
A Associação de Municípios da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela, promoveu hoje, no Caramulo Experience Center, um Encontro de Sapadores Florestais. O evento, que juntou mais de 170 profissionais, contou na sessão de abertura com as intervenções de Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal de Tondela, e de Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas. A autarca salientou a importância do evento na medida em que o seu concelho possui três equipas de sapadores florestais: Serra do Caramulo, Santiago de Besteiros e Parada de Gonta, enaltecendo a importância vital do seu trabalho no território para o bem de todos, "protegendo as pessoas e os seus bens".
Por sua vez, Rui Ladeira recordou que em 1999 esteve na origem da primeira equipa de sapadores do país, revelando que o Governo está a ultimar o Pacto Nacional para a Floresta, uma ferramenta que trará "mais organização e menos aflição no combate aos incêndios florestais".
"Vamos apresentar soluções para ser construídas a curto, médio e longo prazo, soluções consistentes e firmes, para que não sejam permanentemente alteradas", enfatizou. O membro do Governo reiterou a intenção de dignificar a profissão de sapador florestal, elencando o que está a ser preparado para esse efeito, como remunerações mais altas, melhores condições de trabalho ao nível do equipamento de proteção individual e das viaturas no terreno, capacidade formativa e menos burocracia.
"Existem atualmente 412 equipas de sapadores florestais em Portugal, mas nós queremos aumentar esse número nos próximos anos. Há municípios com grande mancha florestal que ainda não têm equipas de sapadores. Será necessário aportar mais recursos financeiros para atingirmos esse desiderato", acrescentou.
O Encontro de Sapadores Florestais decorreu hoje, durante a tarde, incluindo visita ao Museu do Caramulo, ao Caramulo Experience Center e um jantar convívio.