“Somos todos poucos para tratar o problema da escassez da água”
A CIM Viseu Dão Lafões promoveu ontem, em Vouzela, a apresentação dos resultados do Projeto “Life Nieblas - Reflorestação e mitigação das alterações climáticas: testes, avaliação e transferência de métodos de inovação baseados na recolha de nevoeiro”.
O projeto foi executado através da implementação de tecnologias inovadoras e da utilização da humidade proveniente do nevoeiro como fonte de água. Além do desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, contribuirá para a mitigação das alterações climáticas, reduzindo o risco de desertificação e de incêndios florestais, de habitats e da biodiversidade.
André Mota, chefe da Unidade de Meio Ambiente e Proteção Civil da CIM, revelou que existem, em termos de eficiência dos coletores de neblina nas duas plantações (Vouzela e Carregal do Sal), dois resultados diferentes em termos de quantidade de água que se conseguiu apurar. Em três setores de plantação, foram usados três métodos: a tradicional, abrir a cova, plantar a árvore e deixar ficar; um outro onde foram colocados os coletores individuais à volta de cada árvore plantada, com rede de galinheiro e rede de mosquiteiro à volta; e finalmente um outro onde foi feita a plantação com “cocoons”, um acessório que é um depósito de trinta litros que retém a água no seu interior.