Viseu regista 137 transações na Área de Reabilitação Urbana
Desde o início do ano, o Município de Viseu registou 137 transações de edifícios na Área de Reabilitação Urbana, que, em grande parte, coincide com a zona mais antiga da cidade, que representam um investimento de 18,3 milhões de euros na reabilitação de imóveis, revelou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, em conferência de imprensa, aos jornalistas, no final da reunião do executivo.
O autarca mostrou-se satisfeito com o aumento do número de transações ao longo dos últimos anos, explicando que em 2019 tinham sido registadas 79, num investimento de dez milhões de euros, e, em 2022, 90, num investimento de 11,7 milhões.
“As transações são para melhorar o edificado”, adiantou Fernando Ruas, garantindo que a autarquia não interfere quando percebe que o objetivo do negócio é a remodelação do prédio. O mesmo já não acontece quando o objetivo da transação é deixar o prédio em ruínas, como acontecia muito no passado, avisou, lembrando que o município tem exercido o direito de preferência na compra de alguns imóveis quando os valores em causa são considerados abaixo do que seria de esperar, com o objetivo de os disponibilizar para habitação.