ACERT recebe mês de novembro com música e teatro
Com o mês de novembro chega também a promessa de uma programação cultural capaz de envolver públicos de todas as idades. Teatro, música, performances para famílias e produções que abordam temas sociais e ambientais compõem a oferta do mês da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT). Como não poderia deixar de ser, em destaque está o FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT, que celebra a sua 30.ª edição com uma seleção de atuações nacionais e internacionais, transformando a cidade Tondela num ponto de encontro de culturas, humor, introspeção e descoberta.
Segundo a ACERT, a programação de novembro arranca com “Amor É Um Fogo Que Arde Sem Se Ver”, a 2 de novembro, às 19h30, com a companhia A Barraca. “Este espetáculo celebra o legado de Luís de Camões numa viagem através dos amores e desamores do poeta, proporcionando uma experiência rica em poesia e história”, explica a associação, em comunicado.
Para as famílias, no dia 9 de novembro, às 11h00, realiza-se o espetáculo “fadÓsol” da companhia Lua Cheia - Teatro Para Todos. Este espetáculo, pensado para crianças até aos seis anos, explora a magia do fado numa experiência sensorial para os mais pequenos.
Também a noite de dia 9, o Fado continua em palco com o fadista Duarte, com “No Lugar Dela”, um concerto que aborda a empatia e o olhar masculino sobre a experiência feminina, às 21h30.
30 anos de FINTA
Entre 14 e 23 de novembro, o FINTA marca a programação da ACERT com uma celebração especial que traz espetáculos de cinco países: Portugal, Espanha, Chéquia, Itália e Bélgica.
Entre as estreias estão espetáculos como “Hora Vazia” do projeto Meta Magic, uma performance sensorial de Zé Mágico, a 14 de novembro, e três peças de companhias internacionais: “Across”, a 16 de novembro, às 21h30, da companhia checa Squadra Sua, “Tot Sol... I Núvol”, também a 16 de novembro, às 23h00, da espanhola Cia Le Puant e “White Out - La Conquête de l’inutile” no dia 23 de novembro, às 21h30, do coreógrafo Piergiorgio Milano, numa colaboração entre Itália e Bélgica.
O FINTA apresenta ainda o arranque da rubrica Santos da Casa – Teatro, com espetáculos de jovens talentos locais, e inclui peças que abordam temas sociais, como “Terminal (O Estado do Mundo)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, a 15 de novembro, e “Guião para um país possível”, de Sara Barros Leitão, a 21 de novembro.
Para o público mais novo, haverá “Nube Nube” da Periferia Teatro, no dia 23 de novembro, que será apresentado em sessões escolares e familiares.
Festival de teatro à parte, o mês encerra com “Bahia Botânica”, a 30 de novembro, às 21h30, uma performance de Hugo Torres que explora a pulsação das plantas em música. Inserido na rubrica Santos da Casa Fazem Milagres, o espetáculo é uma experiência sonora que une arte e natureza, proporcionando uma reflexão única sobre a conexão entre o ser humano e o ambiente.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira física da ACERT, mas também na plataforma online em acert.bol.pt.