Museu disponibiliza carros antigos para passear visitantes no Caramulo
Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa já no próximo dia 9 de novembro, no Museu do Caramulo, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas joias cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, no que será uma verdadeira viagem no tempo.
Entre os veículos já confirmados para rodar encontram-se o Benz 20HP Grand Landaulet de 1910, um automóvel robusto e com alguns pormenores bastante avançados para a época, como a caixa de quatro velocidade, e vestido pela carroçaria Grand Landaulet pensada para ser utilizada com motorista ou chauffeur; o Renault 20HP de 1912, adquirido no exílio por João Franco (o último presidente do Conselho de Ministros durante o reinado de D. Carlos I), e que conta com apenas 44 mil quilómetros no odómetro; e o Ford T de 1909, verdadeiro símbolo do processo de produção em massa de Henry Ford – ao qual é atribuído o famoso slogan ‘pode escolher qualquer cor para o seu Ford T, desde que seja preto’ (a cor mais barata e de secagem mais rápida) – e que viria a alcançar o recorde de mais de 16 milhões de unidades vendidas.
O leque de modelos prossegue com o Rolls-Royce Phantom III de 1937, desenvolvido ainda antes da morte de Sir Henry Royce, em 1933, e o real sucessor de uma linhagem de aclamados modelos Ghost e Phantom. Esta unidade transportou as mais destacadas personalidades em visitas oficiais ao nosso país, destacando-se entre estas a Rainha Isabel II, o presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II.
O Alfa Romeo 75 1.8 Turbo de 1987, lançado em 1985 para celebrar o 75.º aniversário de produção da casa de Arese, marcará presença como o último modelo produzido exclusivamente pela marca antes de esta ser adquirida pelo grupo Fiat. O 75 1.8 Turbo está equipado com um motor de 1800cc que, alimentado por 153cv o permitiam atingir, à época, uns respeitosos 214 km/h de velocidade máxima, e é um de apenas três veículos que vieram para Portugal aquando do seu lançamento, sendo actualmente o único sobrevivente a rolar no nosso país.
O possante Ford GT de 2006, herdeiro do GT40 que venceu consecutivamente quatro edições das 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969, e que conta com fortíssimas semelhanças em relação ao modelo original, estará presente com o seu traço que evoca não só as suas linhas originais como também o seu carácter competitivo e vencedor. A unidade que os visitantes terão oportunidade de sentir de perto é uma de apenas 343 produzidas (resultado da edição comemorativa GT Heritage Paint Livery Package), pintada nas cores da Gulf Oil, e que evoca as vitórias dos GT40 inscritos pela John Wyer Automotive Engineering Ltd em Le Mans em 1968 (com Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi ao volante) e em 1969 (pilotados por Jacky Ickx e Jackie Oliver).
Por último, a iniciativa contará com o Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II (1990) que, com um bloco de quatro cilindros em linha com 2.5l desenvolvido com a ajuda da Cosworth a declarar uma potência máxima de 235cv às 7200 rpm e 245Nm às 5000rpm, apresenta números que na actualidade não impressionam, mas que surgem sob uma carroçaria exclusiva que veste a pele da última evolução do modelo desenvolvido para superar o seu rival de sempre (o BMW M3 E30) no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) – o campeonato alemão de turismos –, tendo sido produzidas apenas 502 unidades no total.
Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora. Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.