Tondela bate Benfica B no Seixal e chega à liderança do campeonato
O Benfica B perdeu em casa frente ao Tondela por 1-3 em jogo a contar para a 9.ª jornada. Os tondelenses continuam sem perder na prova e subiram ao topo da classificação. O Tondela apostou no contra-ataque e em transições rápidas, mas a partir dos 10 minutos o jogo entrou numa fase menos boa, com muitas faltas e paragens na partida. A equipa de Luís Pinto não ficou à espera de ver jogar o adversário e aos 17 minutos Costinha remata forte e valeu Johsua Wyinder evitar que a bola entrasse na sua baliza. .
À passagem da meia hora o Benfica B 'apertou' um pouco mais na ofensiva e aos 32 minutos Gerson Sousa abriu o ativo, com um bom golo, após assistência de João Rêgo. Estava feito o mais difícil que era desbloquear o nulo, ao mesmo tempo que contemplava quem tinha maior tempo de posse de bola, embora em termos de oportunidades golo houvesse três para cada lado.
O CD Tondela reagiu e foi à procura de anular o prejuízo e João Rêgo, com um corte imperial, conseguiu evitar o golo do empate. Na sequência de um canto convertido por Talocha os avançados forasteiros falharam a possibilidade de marcar.
Já em cima do minuto 45, Costinha falhou incrivelmente o golo com um cabeceamento dentro da grande área 'encarnada'. E no último minuto dos dois minutos de descontos concedidos pelo árbitro, o Tondela viu Nuno Félix intervir para evitar a igualdade. O intervalo chegou e a vitória do Benfica B não escandalizava mas, pelo que fez, se o Tondela chegasse ao empate também não surpreendia.
O CD Tondela surgiu no reatamento com uma postura mais pressionante e conquistou o primeiro canto do qual nada resultou. Respondeu o Benfica B também com um canto e o guarda-redes Bernardo teve de socar para longe. A dança dos pontapés de canto continuava a ser a mesma da primeira parte.
Aos 56 minutos, numa assistência de João Afonso, Pedro Maranhão conseguiu aquilo que a sua equipa procurava, o empate e voltou a estar tudo em aberto na partida. O Benfica B não só viu o adversário igualar o jogo como também viu Francisco Domingues ser expulso com cartolina vermelha por ter derrubado Bebeto à entrada da grande área, deixando a sua equipa reduzida a 10 unidades. Da falta convertida pelo próprio Bebeto, resultou o golo da reviravolta no marcador. Coisas que o futebol tece. O Benfica B parecia ter o jogo controlado e de repente viu-se em desvantagem, em número de jogadores e de resultado.
O jogo tornou-se mais lento e sem momentos de emoção ou dignos de registo. O Benfica B tentava o golo da igualdade e o CD Tondela, segurava a vantagem sem esquecer que estava em superioridade, o que lhe permitiu chegar a mais um golo marcado aos 90+6' por Ceitil, assistido por Nuno Cunha. Estavam garantidos os três objetivos: a vitória, a invencibilidade na prova e liderança no campeonato. |