Última Hora
Pavilétrica
Feira Dos Santos
Pub

Obras do metro de Lisboa com desvio de 500 ME e atraso entre 18 e 30 meses

Os atrasos nos prazos de concretização das três linhas em questãO variam entre os 18 e os 30 meses e os desvios orçamentais estão próximos dos 500 milhões de euros

As obras do Metropolitano de Lisboa estão com atrasos entre 18 e 30 meses e um desvio financeiro de cerca de 500 milhões de euros, admitiu hoje a secretária de Estado da Mobilidade, garantindo, porém, a sua execução.

Cristina Pinto Dias falava numa audição na comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, em Lisboa, a requerimento do PS, sobre “atrasos nas obras do metro de Lisboa”.

Na audição, a secretária de Estado começou por reconhecer que as notícias que tinha para dar aos deputados “não são boas, mas não são novidades”, garantindo, no entanto, que “não há reversões”, nem tão pouco haveria “utilização política dos dossiês”.

De acordo com a responsável, os atrasos nos prazos de concretização das três linhas em questão, Amarela/Verde, Vermelha e Violeta, variam entre os 18 e os 30 meses e os desvios orçamentais estão próximos dos 500 milhões de euros, com risco de comprometer fontes de financiamento comunitário, “se nada fosse feito”.

Cristina Pinto Dias lembrou também que o financiamento europeu está igualmente interligado com as obras, e que, além do investimento em material circulante e sistemas de sinalização e segurança “que já contam mais de 40 anos”, estão em curso as obras na linha Amarela e Verde (linha Circular), na linha Vermelha e a criação da nova linha Violeta.

As obras vão somar mais 17 quilómetros, aos atuais 44,5 km de rede, e 23 novas estações, às atuais 56, num investimento total de “1,200 milhões de euros”, segundo a governante.

A ultima revisão, aprovada em julho do ano passado, em Conselho de Ministros, autorizou a manter o valor do investimento em 331,4 milhões de euros e a conclusão dos trabalhos prevista para o último trimestre de 2025, ou seja, mais dois anos face ao prazo inicial.

Em junho, a empresa informou que a previsão atual da conclusão da linha Circular será no segundo trimestre de 2026, mais 30 meses face ao prazo inicial.

Em relação ao estado da obra, a empreitada foi dividida em quatro lotes, encontrando-se concluídos o lote 1 e 3, enquanto o lote 2 está em curso com finalização prevista para o terceiro trimestre de 2025, salientou a secretária de Estado.

Atualmente este projeto, com um valor total de 331,43 Milhões de euros (103 milhões de euros do POSEUR, 94 milhões de euros do Programa Ação Climática e 134,43 do Fundo Ambiental), sem recurso a PRR e com uma taxa de execução de 65%, apresenta um desvio de calendário de cerca de 30 meses e um desvio orçamental de 121,4 milhões de euros, mais 58% face ao inicialmente previsto.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right