Norte defende plano para rede regional de estradas e maior uso dos modos suaves
"Estabilizar um nível regional de estradas e elaborar um plano para essa rede, consolidando uma rede de 'estradas nacionais', tutelada pela Infraestruturas de Portugal (IP) e a sua articulação com uma rede supramunicipal" é um dos objetivos elencados na proposta de PROT Norte, hoje colocada em consulta pública.
De acordo com o documento elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), esta nova rede deveria absorver "as vias que não integram a rede nacional por terem sido desclassificadas, mas que mantêm uma importância relevante para os movimentos entre EIM", as Entidades Intermunicipais, como a Área Metropolitana do Porto (AMP) e as Comunidades Intermunicipais.
Esta nova rede deveria também integrar "as estradas regionais (ER), assim designadas na atual rede nacional", "outras estradas municipais que integrem ligações importantes no território das respetivas EIM e entre estas", e ainda algumas "variantes urbanas que constituam percursos determinantes para as ligações interurbanas de maior proximidade".
No âmbito dos transportes e mobilidade, o PROT Norte aponta ao objetivo de "diminuir a dependência dos cidadãos do transporte individual motorizado nas deslocações de proximidade e nas ligações interurbanas".
Para tal, a região pretende "aumentar o peso dos modos suaves, através da criação de ciclovias de interconexão, de contiguidade e intraurbanas, e criação de redes e percursos pedonais estruturantes dos espaços urbanos".
O Norte quer também "reorganizar a oferta de transportes coletivos" e, em concreto, "o transporte ferroviário suburbano, de modo a fortalecer e a aumentar a quota do transporte ferroviário nas deslocações interurbanas de maior distância (até 70 km), assim como o tráfego de mercadorias".