“Queremos fazer dos Cuidados Paliativos uma área de referência da ULS”
As equipas da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL), que se dedicam a cuidar de crianças e adultos com uma doença ameaçadora ou limitadora da vida realizaram ontem, no auditório do IPDJ, em Viseu, a 1.ª Tertúlia de Cuidados Paliativos da ULSVDL, assinalando dessa forma o 10.° aniversário do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.
Na sessão de abertura, a diretora clínica para os Cuidados Primários da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, Rita Figueiredo, admitiu que o conselho de administração está atento às necessidades dos profissionais de saúde. “Queremos fazer dos Cuidados Paliativos uma área de referência da ULS”, referiu durante a sua intervenção, considerando a tertúlia “um momento importante para desenvolver estratégias e perceber qual é o caminho”.
A responsável destacou a importância de proporcionar ao doente “um contínuo de prestação de cuidados, em que as equipas, articulando-se entre si, fazem com que ele não note que existem altos e baixos no seu percurso”, garantindo, à medida que vai necessitando, cuidados mais específicos ao doente.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: