Cartão de Crédito: Prós e Contras para Iniciantes
De acordo com os dados do Banco de Portugal, em junho e julho, foram concedidos 111 milhões de euros em cartões de crédito e descoberto, o que atesta a importância destas soluções de crédito renovável para os consumidores portugueses
Apesar de um cartão de crédito oferecer aos consumidores uma grande panóplia de vantagens, entre as quais se encontram o acesso a crédito de forma rápida e cómoda, há algumas desvantagens que importam levar em conta antes de pensar em contratar uma solução de financiamento.
Que vantagens e desvantagens lhe pode trazer um cartão de crédito é a pergunta a que tentaremos dar resposta ao longo das próximas linhas. Venha conhecê-las!
Cartão de Crédito: Prós
Conveniência
Andar com a carteira cheia de notas e moedas não é só desconfortável, como pode ser, igualmente, perigoso, algo que acaba por não acontecer com um cartão de crédito.
Da mesma forma, quando o mês está a chegar ao fim e a carteira se torna mais fértil em espaço vazio, um cartão de crédito permite-lhe continuar a fazer compras de supermercado, a pagar as contas da sua casa ou até a ajudá-lo a ultrapassar um dívida inesperada ou uma situação de emergência, desde que o plafond do cartão não tenha sido atingido.
Grande abrangência de utilizações
Como já se percebeu pelo ponto anterior, o cartão de crédito é aceite em praticamente todos os países do mundo e pode ser aplicado num sem número de finalidades, sejam elas o pagamento da fatura da eletricidade ou a compra de um bilhete de avião.
Acesso a seguros de viagem e saúde, descontos em combustíveis e pontos que valem prémios
Dependendo do cartão de crédito que contrate, pode ter acesso a descontos em combustíveis, seguros de viagem e saúde que lhe garantem o reembolso da viagem em caso de cancelamento do voo e cuidados de saúde gratuitos no estrangeiro e ainda a possibilidade de somar pontos por cada compra que faz e ter acesso a prémios.
Oferta de cashback e fracionamento de pagamentos
Através da funcionalidade cashback, poderá receber, mensalmente, uma percentagem entre 1% e 3% daquilo que gastou com o cartão e ainda beneficiar da oferta de fracionamento de pagamentos até 3 vezes sem juros, desde que, na maior parte dos casos, pague os parcelamentos na totalidade.
Realizar compras online
Apesar de também poder pagar através de MB Way, referência multibanco ou de carteiras digitais, o meio de pagamento preferencial dos portugueses (90% segundo os dados do Banco de Portugal) em compras online é o cartão de crédito.
Facilidade de contratação
Com a digitalização dos processos de contratação bancária, hoje em dia é possível pedir um cartão de crédito online sem sequer sair do seu sofá. Basta um smartphone ou PC com ligação à Internet, entrar no seu banco digital de eleição e iniciar o processo de contratação.
Controlo das despesas
Quando paga as suas compras com um cartão de crédito, todos os movimentos realizados ficam registados e podem, posteriormente, ser consultados online nas aplicações de Homebanking ou na área de cliente do site do seu banco.
Isto não só o ajuda a verificar uma potencial fraude/burla com muita mais rapidez, como o fará manter sob controlo os seus gastos.
Cartão de Crédito: Contras
Sobre-endividamento
Apesar de este “contra” poder ser utilizado na descrição da maioria das soluções de crédito do mercado, o cartão de crédito, pela facilidade em continuar a ser utilizado mesmo quando já não existe dinheiro na conta, pode induzir o consumidor a acumular compras por impulso que tornem o reembolso no final do mês mais complexo.
Quando esta situação se arrasta e o consumidor começa a correr atrás do prejuízo, invariavelmente acabará sobre-endividado.
Taxas de juro elevadas
Por norma, as taxas de juro aplicadas a um cartão de crédito são mais altas do que na generalidade dos outros créditos ao consumo, nomeadamente o crédito pessoal.
Levantamentos pagos em caixas multibanco sujeitos
Ao contrário do que acontece com um cartão de débito, quando levanta dinheiro com o cartão de crédito numa caixa multibanco estará a usufruir da funcionalidade cash advance, ou seja, estará a levantar dinheiro a crédito, o que vai implicar o pagamento de uma taxa adicional.