Última Hora
Pub

“Esperemos que o inverno não seja muito rigoroso para os nossos setores”

A discussão de temas centrais nos setores da restauração e hotelaria e a apresentação de dois estudos marcaram o congresso da AHRESP que decorreu em Aveiro. Dois estudos que apontam para “a perceção de que o negócio da restauração decresceu, que o consumo está em queda e que a desmotivação afeta os trabalhadores”. Em entrevista ao Diário de Viseu, o vice-presidente da associação, Jorge Loureiro, fez um balanço positivo à volta da reflexão sobre os problemas e as soluções apontadas

Que balanço faz deste congresso da AHRESP?
O congresso correu muitíssimo bem e ultrapassou todas as nossas expectativas que já eram elevadas. Tivemos cerca de 1.600 empresários, instituições e gestores inscritos. Teve uma dinâmica muito positiva e que agradou a quem durante os dois dias nele participou. Teve debates muito importantes, nomeadamente ao nível dos negócios para os empresários reforçarem a sua expetativa relativamente ao futuro imediato não sem se depararem com alguns desafios e preocupações que os próprios negócios geram.

Quais foram os temas centrais em debate?
Eu diria que houve dois ou três temas centrais, como a questão da fiscalidade, nomeadamente, a reposição da taxa intermédia do IVA em 13%, porque há ainda uma fatia das bebidas com álcool e com açúcar que estão a 23%. E veja-se que, se comprarmos uma garrafa de vinho no supermercado tem o IVA a 6% e se a mesma garrafa for pedida numa mesa de restaurante eu pago 23%. Nós apresentámos 25 medidas para o Orçamento e uma delas era exatamente esta. Discutiu-se também uma outra questão central que tem a ver com as pessoas e a necessidade que nós temos de que haja um programa de apoio à integração de imigrantes. Os nossos negócios carecem de mão de obra de imigrantes, mas é preciso fazer uma ‘importação’ de mão de obra enquadrada, que receba bem as pessoas e para isso é preciso resolver questões.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right