Como evitar armadilhas ao contratar um crédito para renovação?
Situações urgentes necessitam de respostas urgentes, mas nem sempre a pressa é amiga da perfeição, nomeadamente quando tem de pedir um crédito para financiar as tão necessárias obras de renovação.
Tal como acontece com a contratação de qualquer outro tipo de solução financeira, é importante que, antes da assinatura do contrato, evite armadilhas e opte pelo crédito que melhor se enquadre nas suas necessidades e possibilidades de financiamento, já que terá de fazer o reembolso do empréstimo acrescido de juros.
Assim, para que evite o sobre-endividamento e/ou se veja a braços com um crédito obras que não se adeque às exigências de financiamento, tome nota das dicas que temos para si.
Como evitar armadilhas na contratação de um crédito obras?
1 – Compare diferentes propostas com recurso aos simuladores online
Para ajudá-lo a fazer comparações entre diferentes propostas de crédito obras, aconselhamos a que recorra aos simuladores online que os bancos e instituições de crédito oferecem-lhe.
A utilização destes simuladores não podia ser mais fácil. Após ter pesquisado num motor de busca por “simulador de crédito obras online”, basta clicar num dos resultados e passar à simulação.
Por exemplo, caso entre na solução de crédito obras do Credibom, instituição financeira de crédito galardoada com o prémio “Escolha do Consumidor” em 2024, vai encontrar um simulador que lhe permitirá calcular o valor da sai prestação mensal em função da escolha que faça relativamente a montantes de financiamento que vão dos 5 mil aos 50 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.
Com o valor da sua prestação mensal em mãos, tem duas possibilidades à sua frente: utilizar o valor para fazer comparações com outras propostas ou passar imediatamente à contratação deste crédito clicando na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador.
2 – Calcule a sua taxa de esforço
Para garantir que o seu pedido de crédito obras é aprovado e saber em que medida o pagamento de prestações mensais vai pesar no seu orçamento, é importante que, no âmbito das comparações entre diferentes propostas de crédito, calcule a sua taxa de esforço através da seguinte fórmula:
Taxa de Esforço = (Total de prestações financeiras / Rendimento mensal líquido) x 100
Com a taxa de esforço no seu poder, é então altura de reunir os documentos necessários para dar seguimento ao processo de contratação do crédito obras.
3 – Verifique se a instituição de crédito operam de forma legal em Portugal
Para evitar burlas ou esquemas fraudulentos, é importante que consulte esta página do Banco de Portugal onde encontrará a listagem de todas as entidades com autorização para concederem créditos em Portugal.
Se a proposta de crédito for “demasiado baixa” para os padrões do mercado, desconfie e consulte a lista.
4 – Reúna os documentos necessários
Para facilitar o processo de contratação e permitir que a instituição de crédito valide as suas informações, vai precisar de fornecer alguns documentos identificativos e, como se trata de um crédito pessoal com finalidade específica de obras de renovação, também de um orçamento detalhado das obras a efetuar.
Assim, por norma, os documentos a fornecer no âmbito de um processo de contratação de um crédito obras são:
- Orçamento detalhado das obras a realizar;
- Cartão de Cidadão (CC) ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Comprovativo de Morada (fatura de Água, Luz ou Telefone de um dos últimos três meses);
- Comprovativo de Rendimento (comprovativo de IRS e o último recibo de vencimento)
- Comprovativo do IBAN/NIB.
5 – Verifique as condições
Para que não seja apanhado desprevenido, leia atentamente a ficha FINE, documento onde devem constar todas as condições relacionadas com o crédito obras promovido pela instituição de crédito e que poderá também servir de comparativo entre diferentes soluções de crédito.