Última Hora
Pub

UE cria ponte aérea para ajuda humanitária no Líbano

A ajuda junta-se à já enviada pela Bélgica, Eslováquia, Espanha, França e Polónia e à da Grécia, que irá chegar nos próximos dias ao Líbano

A União Europeia (UE) criou hoje uma ponte aérea humanitária para entregar material de apoio às populações no Líbano afetadas pelos atuais conflitos com Israel.

Segundo um comunicado, a ponte aérea é composta por três voos com partida do Dubai e de Brindisi (Itália), prevendo-se que o primeiro chegue a Beirute na sexta-feira.

Os voos, custeados pela Comissão Europeia, vão transportar equipamentos da reserva da UE, incluindo artigos de higiene, cobertores e equipamento de abrigo de emergência, entre outros artigos.

Esta ajuda junta-se à já enviada, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da UE, pela Bélgica, Eslováquia, Espanha, França e Polónia e à da Grécia, que irá chegar nos próximos dias ao Líbano.

O atual conflito no Médio Oriente eclodiu há mais de um ano, quando o grupo extremista palestiniano Hamas lançou uma ofensiva sem precedentes no sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

O ataque desencadeou uma operação militar israelita contra a Faixa de Gaza que até à data causou a morte de mais de 42 mil pessoas, a maioria civis.

 

Outubro 9, 2024 . 12:38

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right