“Este ano, a nossa Feira da Maçã vai ter um programa com a prata da casa”
É uma observação incontornável e repetida todos os anos por aqueles que conhecem bem a essência da maçã bravo de Esmolfe. Por vezes “coradinha”, outras vezes bem “verdinha”, a verdade é que “é mesmo a melhor do mundo”. Este domingo (6 de outubro), o Largo do Santo Ildefonso é palco de mais uma edição da Feira da Maçã Bravo de Esmolfe e não há dúvidas de que será um certame preenchido pelos melhores produtos endógenos do concelho. A sessão de abertura está agendada para a 10h00, com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
Desta vez, “o programa é mais pobre devido aos incêndios que ocorreram no concelho no dia 16 de setembro”, começou por nos explicar Francisco Carvalho, presidente da Câmara de Penalva do Castelo, adiantando que, este ano, “a nossa Feira da Maçã vai ter um programa com a prata da casa”.
E, por isso, a manhã estará entregue às atuações da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo e da Escola de Música da Casa do Povo de Esmolfe. Já a animação da parte da tarde segue com o tradicional concurso ‘Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe’, uma “iniciativa em que os pasteleiros ou aprendizes pasteleiros concorrem com uma iguaria que tenha a maçã como ingrediente principal”, lembrou o autarca, acrescentando também que é a atuação do Rancho Folclórico de Penalva do Castelo que encerra o certame.