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Projeto “Redes na Escola” pretende minimizar insucesso escolar

O projeto teve início em setembro e é financiado pelo Portugal Inovação Social

Os alunos do 5.º ao 12.º ano das escolas públicas do concelho de Leiria sinalizados com percursos de retenção vão integrar o projeto “Redes na Escola: Dá o Salto!”, com o objetivo de minimizar o insucesso escolar.

O projeto teve início em setembro, partindo de um diagnóstico realizado no final de dezembro de 2023 em todas as escolas públicas de Leiria, onde foram sinalizados 270 alunos com retenção ou em trajetória de retenção. Passados seis meses, está a ser efetuado um novo diagnóstico.

Emanuel Pestana, assistente social da InPulsar e coordenador do projeto, financiado pelo Portugal Inovação Social, revelou que 30% dos jovens identificados são de origem brasileira, daí a parceria com a Global Diáspora, que poderá funcionar como mediação e quebrar barreiras.

Emanuel Pestana assumiu que o programa tem a duração de três anos letivos e no final o consórcio espera ter conseguido uma redução de 25% no insucesso escolar.

A sinalização dos alunos que possam estar em risco de retenção é feita, sobretudo, pelos diretores de turma. O caso é analisado por uma equipa multidisciplinar e se cumprir os requisitos passa a ter acompanhamento, sendo realizado um diagnóstico psicossocial e, em seguida, o plano de intervenção.

O “Redes na Escola” irá ainda disponibilizar um conjunto de 12 atividades, que serão adotadas durante o plano de intervenção, mas sempre adaptadas ao contexto de cada agrupamento. “

Sendo um projeto de inovação, a inclusão da arte é uma forma de motivar e ultrapassar as dificuldades do aluno”

Outubro 3, 2024 . 16:56

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