25 de Abril em foco no Dia do Exército na Guarda
O chefe do Estado Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, apresentou hoje o programa comemorativo do Dia do Exército marcado pelos 50 anos do 25 de Abril e pelo “mundo de oportunidades” existentes na vida militar.
O general Eduardo Mendes Ferrão destacou:
“Um país que aposta na qualificação e um Exército que aposta na qualificação dos seus militares e civis é um Exército que só pode ter futuro”
Neste sentido, admitiu que a semana de atividades na Guarda, a propósito do Dia do Exército, “é muito vocacionada para dar a conhecer a todos, dos sete aos 77 anos, o trabalho e o mundo de oportunidades que os jovens podem encontrar” na vida militar.
O chefe de Estado Maior do Exército falava hoje aos jornalistas na Câmara Municipal da Guarda na apresentação da programação da comemoração do Dia do Exército, em 24 de outubro e cuja festividade decorre entre 22 e 27 na cidade da Guarda.
A programação tem uma componente “muito virada para os jovens”, reconheceu o general, com a presença do padre Guilherme, o DJ que esteve com o Papa Francisco e que fará um espetáculo único, na companhia da Banda Sinfónica do Exército e de Mafalda Santos, uma cantora guardense”.
Os 50 anos do 25 de Abril são também foco em “vários momentos” como exposições, com destaque para a do fotógrafo Alfredo Cunha, natural de Celorico da Beira, que também participará num seminário sobre o Dia da Liberdade.
O desfile de cerca de 250 veículos militares, que marcam presença durante a semana na cidade, será também “um momento alto, com a presença de veículos que estiveram no 25 de Abril [de 1974] como a famosa ‘Bula’ que estará na Guarda”.
As comemorações dividem-se por vários pontos da cidade, com destaque para a Praça Luís de Camões, comummente chamada de Praça Velha e o Parque Urbano do Rio Diz.